Produ O Textual 1 Semestre 2014 30052014

3172 palavras 13 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Métodos de Custeio 5
2.1 MÉTODO DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO 5
2.2 MÉTODO DE CUSTEIO VARIÁVEL 6
2.3 MÉTODO DE CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC) 7
3 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 9
4 FORMAÇÃO DE PREÇOS BASEADO EM CUSTOS 10
4.1 BONIFICAÇÕES E DESPESAS INDIRETAS 10
4.2 MARK-UP 11
4 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO
A gestão de custos tem como finalidade a geração de informações gerenciais para as empresas a fim de auxiliar no planejamento e na tomada de decisão. A gestão de custo faz parte da contabilidade financeira que teve sua origem na era mercantilista do século XVI e XVIII e após a revolução industrial essa espécie da contabilidade se ramificou para contabilidade de custo com o intuito de auxiliar as indústrias na apuração dos gastos com a produção para formação de preço ao consumidor.
Nas empresas em geral quase sempre o preço de venda reflete a totalidade dos custos, sendo de extrema importância à contabilização dos custos de uma maneira que sinalize corretamente todos os insumos que foram utilizados. Desta forma uma adequada gestão dos custos permite a empresa, medir o seu grau de eficiência e assegurar que não haverá distorções no preço final dos bens e serviços que oferece. Sobretudo na prestação de serviços a identificação dos custos tende a ser mais trabalhosa e complexa, uma vez que serviços são relativamente intangíveis.
Segundo Dubois, Kulpa e Souza (2009), custo é o gasto com a aquisição de bens ou serviços usados na produção de novos bens ou serviços. Deve-se considerar o custo como o gasto em compromissos financeiros que a organização tem diretamente com as suas atividades geradoras de receita.
Lauria (2008) afirma que a empresa deve ter clareza dos custos incidentes na produção ou prestação de serviços, como forma de garantir uma margem de lucro favorável ao sucesso do empreendimento.
Os custos se dividem sob o ponto de vista contábil, em diretos

Relacionados