Produçao

Páginas: 24 (5873 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2013

PLANEJAMENTO CONTROLE DE PROCESSOS

O Planejamento também envolve uma série de classificações, que são fundamentais para sua funcionalidade:
Dimensionamento do tempo: as organizações costumam classificá-lo como de curto, médio e longo prazos.
Abrangência: pode abranger partes ou toda a organização, vide Figura X.
Frequência: podem ser revistos em intervalos de tempo variados.Formalidade: o planejamento pode ser declarado formalmente, através de documentos ou simplesmente existirem na prática, de uma forma implícita.

O objetivo principal do Planejamento é enfrentar o futuro, amenizando as incertezas, através de ações.
Vantagens:
Promoção da agilidade das decisões;
Melhora da comunicação da empresa, uma vez que os objetivos se tornam compartilhados e únicos,promovendo uma consciência coletiva;
Maior transparência e segurança nas ações;
Visualização das decisões mais adequadas;
Maior equilíbrio para combater os imprevistos.

O nível estratégico é formado por poucas pessoas, que geralmente possuem poder e autonomia para decidir os rumos da organização. Este planejamento é a longo prazo, o que significa ter mais de 12 meses, normalmente. Abrange aempresa como um todo e costuma refletir naquelas mais próximas. Por ser de longo prazo e ampla abrangência, apresenta alto risco e pouca flexibilidade.

Já o nível tático, é elaborado por colaboradores de nível intermediário, gerentes e coordenadores, por exemplo. O planejamento possui uma abrangência seletiva, geralmente limita-se à determinada área ou setor, ou gerência e etc. Apresenta um médioprazo e riscos moderados, com flexibilidade razoável.

Por fim, o nível operacional é a base da pirâmide e caracteriza-se pela maior parte da empresa. É um planejamento de curto e curtíssimo prazo, que envolve operacionalização imediata. Normalmente, sua abrangência é bem centralizada numa determinada atividade ou numa área bem específica e seu risco é bem pequeno, até porque possui uma altaflexibilidade, podendo alterar o planejamento sem maiores burocracias ou análises mais complexas.
Portanto, antes de tudo o fundamental é que se conheça a organização, começando com sua razão de existir (missão), cultura, valores e relações de poder existentes, além da definição do que se espera desta no futuro (visão).
Estratégia é um plano, um guia, um ou curso de ação, um posicionamento, quedetermina os produtos em mercados específicos
A decisão é o resultado do processo disparado a partir do instante em que foi detectado o problema.
PROCESSO DECISÓRIO / IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA / SINTOMAS

Para problemas com alto grau de estruturação, uma das técnicas indicadas seria o da Programação Linear e para os problemas com médio grau de estruturação, a Simulação seria mais adequada.1.2.1. Características do Processo Decisório
A. Processo Sequencial
Uma decisão raramente é tomada por si só. Geralmente, ela é resultado de várias decisões, podendo até ser de menores dimensões, porém considera vários problemas, fatos anteriores e opiniões diversas.
Mesmo quando se tem a impressão de que a decisão foi tomada por impulso, ela passa por fases de elaboração, que formam a decisãomais atual.
É sequencial: tem início com os sintomas, passa pela identificação do problema, pelas alternativas de solução e escolha da solução mais adequada.

B. Processo Complexo
Considera-se como um processo complexo porque vários aspectos são considerados na tomada de decisão, mesmo se o problema for relativamente fácil de se resolver. A complexidade é encontrada no inter-relacionamentoque ela provoca entre pessoas, valores e princípios, comunicação, divergência de objetivos, dentre outros.
E quando falamos em aspectos que devem ser levados em conta, referimo-nos, como exemplo, a:

Nível de decisão dentro da empresa (estratégico, tático e operacional);
Sistemas de Informação existentes;
Estilo de liderança dos gestores;
Tamanho do grupo responsável pelas decisões;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção
  • produção
  • Produção
  • Produção
  • Produção
  • Produção
  • Produçao
  • Produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!