Produção

Páginas: 28 (6785 palavras) Publicado: 25 de julho de 2012
Tecnologia de Grupo (TG)

Conceituação e aplicabilidade

As empresas estão produzindo cada vez mais variedades de produtos em lotes cada vez menores. Em tese, a ineficiência tende a aumentar, diminuindo a produtividade e, assim, elevando os custos de maneira geral.
Uma filosofia que vem sendo utilizada com sucesso, para contornar boa parte destas dificuldades na área demanufatura, é a Tecnologia de Grupo (TG), que, aplicada a manufatura, é a filosofia para o gerenciamento das atividades de produção, na qual se procura obter vantagens econômicas da similaridade das peças fabricadas em pequenos lotes, tratando-as em conjunto, como se fosse uma produção em massa.
Aplica-se como filosofia de organização, agrupando as peças e recursos para sua fabricação. O agrupamentoem famílias é determinado por meio de alguma metodologia, reunindo semelhanças de projeto ou processos. Estas peças, uma vez definidas em famílias, passam a ser consideradas, para fins de planejamento produtivo, não mais em vários lotes pequenos, mas sim como uma produção em série de todo o grupo.
Para implantação dos princípios de TG de acordo com Lorini (1993) toda uma reorganização doambiente de manufatura faz-se necessária. As principais
etapas que devem ser consideradas neste processo são:

• Adequação do leiaute físico;
• Implantação de um sistema de codificação e classificação;
• Racionalização de projetos e processos de fabricação; e,
• Formação de famílias de peças e células de máquinas.


Os agrupamentos ou grupos da “tecnologia de grupo” sãodeterminados a partir das operações que são necessárias para executar um trabalho sobre um conjunto de itens semelhantes, ou famílias de peças e, que requerem um processamento semelhante (STEVENSON, 2001). Em uma fabricação celular eficaz, é preciso que existam grupos de itens selecionados, que tenham características semelhantes de processamento. O processo de agrupamento é conhecido comotecnologia de grupo e, envolve a identificação de itens que tenham algumas características de projeto ou de fabricação similares e, seu subseqüente agrupamento em famílias de peças. As características de projeto incluem o tamanho, a forma e a função; as características de fabricação ou processamento envolvem o tipo e a seqüência das operações requeridas. Em muitos casos, as características de projeto e deprocessamento estão inter-relacionadas, mas isso nem sempre é verdadeiro. Assim, famílias de peças para fins de projeto podem ser diferentes das famílias de peças para fins de processamento (STEVENSON, 2001)
Uma vez identificadas às semelhanças entre os itens, eles podem ser
classificados de acordo com suas famílias e, pode ser então criado um sistema que facilite a recuperação de informaçãode uma base de dados para fins de projeto e fabricação. Por exemplo, um projetista poderia utilizar o referido sistema para determinar se já existe uma peça semelhante ou idêntica a uma nova peça que precisa ser projetada. Pode acontecer que uma peça existente, com alguma modificação, seja satisfatória. Isso poderia aumentar muito a produtividade do projeto. De maneira análoga, o planejamento dafabricação de uma peça nova pode incluir o propósito de integrá-la a uma das famílias de peças existentes, aliviando assim grande parte da massa de detalhes específicos de processamento (STEVENSON, 2001).
A conversão para a tecnologia de grupo e para a fabricação requer uma
análise sistemática das peças, para se identificarem as famílias. Freqüentemente, isto constitui um empreendimento degrande escala; é uma tarefa que consome tempo e que envolve a análise de uma quantidade considerável de dados. Para fazer isso, há três métodos principais: a inspeção visual, o exame dos dados de projeto e produção, e a análise do fluxo de produção (STEVENSON, 2001).
A inspeção visual é o método de menor precisão entre os três, mas é também o menos dispendioso e o mais simples. O exame...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção
  • produção
  • Produção
  • Produçao
  • Produção
  • Produção
  • Produçao
  • Produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!