PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL

Páginas: 7 (1564 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de mostrar como ocorre a comunicação das empresas “BRASKEM” e “CPFL Energia” em suas diversas etapas de trabalho.
Em 2002 nasce a Braskem, então petroquímica líder na América Latina, com unidades industriais e escritórios no Brasil, além de bases comerciais nos Estados Unidos e Argentina. A formação da empresa ocorreu a partir da integração de seisempresas: Copene, OPP, Trikem, Nitrocarbono, Proppet e Polialden.
Com a atuação no setor químico e petroquímico, a BRASKEM se destaca no cenário global como a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Sua produção é focada nas resinas termoplásticas polietileno (PE), polipropileno (PP) e policloreto de vinila (PVC), além de insumos químicos básicos,como eteno, propeno, butadieno,benzeno, tolueno, cloro, soda e solventes, entre outros. Juntos, compõem um dos portifólios mais completos do mercado, ao incluir também produtos diferenciados produzidos a partir de matérias-primas renováveis.
É uma empresa inovadora, que acredita no potencial de cada ser humano e que vislumbra seu desenvolvimento apartir de uma atuação e compromisso com a preservação da vida, como deixa claro suavisão estratégica: ser a líder mundial da química sustentável, inovando para melhor servir às pessoas.
Após 100 anos de história, a CPFL Energia se tornou uma empresa de energia completa, com negócios em distribuição, geração, comercialização de energia elétrica e serviços. Hoje, são considerados uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro. Levam energia a quase 20 milhões de consumidores econseguiram, ao longo dos anos, liderarem o segmento de energias renováveis no Brasil com uma matriz diversificada: de grandes e pequenas centrais hidrelétricas a parques eólicos, usinas de biomassa, térmicas a óleo combustível e, mais recentemente, a primeira usina solar do Estado de São Paulo.
Mas não é só isso que os estimula. A CPFL busca fazer mais do que isso: desenvolver programas deconservação e conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica, investir em redes inteligentes, mobilidade urbana elétrica, tecnologias de gestão de cidades, e muito mais.
2 DESENVOLVIMENTO
Cerca de uma semana antes da divulgação trimestral do balanço, a diretoria de comunicação, o presidente da petroquímica, o vice-presidentefinanceiro e os diretores de relações de investidores se reúnem para alinhar as principais mensagens, discutir o que deve ser reforçado entre analistas de mercado e imprensa e avaliar eventuais vulnerabilidades e o que pode ser feito para responder a questionamentos. Para obter um alinhamento mais preciso, são feitos dois encontros antes do anúncio dos resultados.
Quando se divulgam os resultados anuaise é publicado o Relatório de Administração, em que está o balanço anual e as estratégias de curto e médio prazo, a interação também é estreita. A equipe de relações de investidores trabalha nos pontos a serem destacados, enquanto a de comunicação faz observações. A mensagem do presidente é feita pela diretoria de comunicação, que se reúne com o principal executivo da companhia para discutir oconteúdo do texto. “Assim conseguimos alinhar os relatos sob a mesma narrativa” diz o diretor geral da Braskem, Nelson Letaif. Outro exemplo são os boletins gerados para os colaboradores.
Bimestralmente, a Braskem publica O Geração Braskem, uma revista com notícias sobre a empresa, seus colaboradores e seus negócios, e o Família Braskem, com assuntos mais familiares. A pauta das duas publicações éconcentrada em um colaborador da área de comunicação, que fala com cada uma das áreas da empresa para saber dos temas importantes e, então, propõe as pautas. Os temas são avaliados pela equipe de comunicação. O diretor de comunicação busca unificar o discurso com um tom padrão de acordo com a estratégia da empresa, pois cada um tem seu ponto de vista.
NA CPFL, que participa de investimentos em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • produção textual interdisciplinar individual
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
  • produção textual interdisciplinar individual
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!