Produção de perfumes

Páginas: 8 (1799 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Vários perfumes comercializados contêm substâncias químicas que podem ser nocivas para a saúde, afirma um estudo da organização Greenpeace. Essas substâncias, diz o documento, podem penetrar no organismo, degradar-se e ter conseqüências prejudiciais aos seres humanos.
O objetivo do grupo é utilizar essas informações em sua campanha para tornar mais rígido um projeto de lei europeu sobreprodutos químicos.
O assunto, que representa uma batalha entre ecologistas e industriais, é debatido no Parlamento europeu e no Conselho de Ministros da União Européia.
O relatório tem como base a análise feita por um laboratório holandês com dois grupos de substâncias químicas artificiais `potencialmente perigosas` presentes em 36 perfumes `conhecidos`. São eles os ésters de ftalatos e os almíscaresde síntese.
`Os resultados mostram que os ftalatos e os almíscares estão presentes em praticamente todas as marcas examinadas`, destacou o relatório, que pode ser encontrado na página www.vigitox.org.
O DEP (dietil ftalato), muito utilizado na cosmética como solvente, foi identificado em 34 dos 36 perfumes analisados. Os níveis mais elevados deste produto foram encontrados nos perfumes Eternityfeminino (Calvin Klein), Iris Blue (Melvita) e Le Male (Jean Paul Gaultier).
Segundo o Greenpeace, vários estudos mostraram que o DEP penetra rapidamente na pele e espalha-se por todo o organismo depois de cada contato.
Ele então transforma-se rapidamente em monoetil de ftalato, uma substância que pode `alterar o DNA dos espermatozóides e limitar a função pulmonar no homem`. O relatórioreconhece, no entanto, que os efeitos a longo prazo deste tipo de exposição ainda não são totalmente conhecidos.
As quantidades mais elevadas de almíscares de síntese, compostos aromáticos usados no lugar dos naturais, foram descobertas no Le Baiser du Dragon (Cartier), Le Male (Jean Paul Gaultier) e no White Musc (The Body Shop)
Os almíscares de síntese podem se acumular em tecidos vivos e alguns delesinterferem no sistema hormonal do peixe, dos anfíbios e dos mamíferos.




O PERFUME
Talvez você, como eu, um dia se perguntou como é feito um perfume. Como são arranjados os elementos que , combinados, tornam o conteúdo destes frascos maravilhosos tão sedutores, e tão particulares? Por que mesmas matérias primas conseguem criar fragrâncias tão diferentes entre si? Por que alguns perfumessão mais suaves que outros?  Existem livros sobre o assunto, e também sites que podem esclarecer um pouco mais, entretanto, aqui você encontrará algumas respostas.
 CRIAÇÃO
A extração dos aromas das flores, frutas, plantas, madeiras e outras matérias primas, é a primeira etapa na longa trajetória de um perfume, desde os elementos de sua essência, até a prateleira da perfumaria. As matérias primasmais exóticas e as mais populares vêm de diversos lugares, e não é preciso dizer, quanto mais rara, maior é seu preço. Por exemplo, o oud, um tipo de madeira mofada dificílima de extrair das florestas do oriente, produz um óleo que é quase duas vezes o preço do grama de ouro!
 
po de lavanda em Quinta do Rosarinho, Portugal
Existe uma série de maneiras de extração das essências:destilação, enfleurage,maceração, filtragem, etc. Atualmente, devido à grande demanda de perfumes no mundo, a produção de muitas matérias primas naturais tornou-se insuficiente, aumentando o preço mesmo das matérias primas mais populares (sabia que para obter um quilo de essência de rosas, utilizam-se cerca de duas toneladas das pétalas da flor?) e muitas são compostos sintéticos, criados em laboratório, mas queapresentam os mesmos resultadosdas essências naturais.
 
Mas não basta termos as essências,  é preciso um profisssional que saiba mesclar estes elementos com maestria: o Nariz ou Nez. Para ser um Nez, é preciso uma memória olfativa  qualificada e sensibilidade para aromas.  Seu trabalho é como o de um alquimista, ou cozinheiro, juntando essências para produzir o mais perfeito  perfume...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o perfume
  • Perfume
  • perfume
  • perfumes
  • Perfume
  • perfume
  • Perfume
  • perfume

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!