PROCESSOS PSICOLOGICOS BASICOS

Páginas: 4 (838 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Livro: O Homem que confundiu a mulher com o chapéu
(Autor Oliver Sacks)


A Mulher Desencarnada


Christina era uma moça robusta de 27 anos, aficionada do hóquei e da equitação, segura eforte de corpo e mente. Tinha dois filhos pequenos e trabalhava em casa como programadora de computadores. Era inteligente e culta. Levava uma vida ativa e movimentada, quase nunca passara um dia doente.Surpreendeu-se com uma dor abdominal, verificou-se que ela estava com cálculos biliares, sendo aconselhável a remoção da vesícula biliar.
Foi internada no hospital três dias antes da cirurgia e,passou a tomar antibióticos para a profilaxia microbiana.

Christina compreendeu isso e no dia anterior ao da cirurgia, teve um sonho perturbador. No sonho ela oscilava fortemente, estava insegura daspernas, mal sentia o chão sob seus pés, quase não conseguia sentir as coisas nas mãos, que ficavam sacudindo a esmo em todas as direções, deixando cair tudo o que ela tentava segurar. O sonho a deixouaflita. Tão aflita que pedimos a opinião do psiquiatra. ”Ansiedade pré-operatória”, declarou ele.

Porém, mais tarde, naquele dia, o sonho tornou-se realidade. Christina de fato descobriu queestava insegura das pernas, com movimentos desastrados para todo lado, deixando cair o que tinha nas mãos¹.
O psiquiatra foi outra vez convocado, momentaneamente, incerto e confuso. ”Ansiedadehistérica”, decretou dessa vez.
Mas no dia da cirurgia Christina estava ainda pior. Ficar em pé era impossível a menos que ela olhasse para os pés². Ela não conseguia segurar nada nas mãos, a menos quemantivesse os olhos fixos nelas. Quando tentava estender as mãos para pegar alguma coisa ou para se alimentar, as mãos erravam grotescamente o alvo, como se algum controle ou coordenação essencial houvessedesaparecido. Ela quase não podia sentar-se, seu corpo ”cedia”.
Tinha o rosto estranhamente sem expressão, frouxo, a mandíbula caída; até mesmo a postura vocal desaparecera. ”Alguma coisa terrível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos Psicológicos Básicos
  • processos psicologicos básicos
  • Processos psicologicos basicos
  • trabalho de processos psicológicos Básicos
  • Processos psicologicos basicos
  • Processos Psicológicos Básicos
  • resumo processos psicológicos básicos
  • processos psicológicos básicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!