Processos de Fabricacao

Páginas: 22 (5451 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
1. Introdução

Processo de fabricação está habilitado a projetar, dirigir e supervisionar sistemas de operações mecânicas, voltados a processos de fabricação. Domina o funcionamento, as características e a manutenção de máquinas operatrizes, máquinas ferramentas, ferramentas e dispositivos em geral, podendo administrar todo um processo de produção mecânica. Tem domínio também dos processos deprodução, com base na automação mecânica. Tem conhecimento dos controles administrativos da produção, podendo atuar na área de organização e no gerenciamento de sistemas de produção. Sabe como utilizar os materiais de construção mecânica. Tem domínio sobre projeto de máquinas, ferramentas e dispositivos de produção. Pode dedicar-se ao ensino, à pesquisa tecnológica, bem como realizar vistoria,avaliação e elaboração de laudo técnico em seu campo profissional.
O processo de usinagem possibilita atingir objetivos como acabamento de superfícies de peças fundidas ou conformadas mecanicamente, fabricação seriada de peças a um custo mais baixo e fabricação de uma ou poucas peças praticamente de qualquer forma a partir de um bloco de material metálico.
No decorrer do projeto veremos aimportância dos processos de usinagem, os diversos tipos de usinagens executadas em máquinas e seus fundamentos, além de fluxogramas dos processos de produção do Came, Engrenagem e Suporte.













2. Processos de Fabricação

Um subgrupo da norma DIN 8580 sob o termo Separar, compreende os processos de fabricação com remoção de cavaco com ferramenta de geometria definida, que secaracteriza pela aplicação de ferramentas com características geometricamente definidas. Já há aproximadamente 12 a 50 mil anos o homem estava em condições de produzir ferramentas de pedras com gumes afiados por lascamento, como nos mostram achados arqueológicos da idade da pedra na figura abaixo:

Mas um fato marcante para o desenvolvimento tecnológico foi à descoberta dos metais, como: cobre, zincoe ferro. Já a partir de 700 anos Antes de Cristo, praticamente todas as ferramentas eram executadas em ferro, e a partir do século XVII foram descobertas constantes melhorias no processo de fabricação do ferro e na siderurgia do aço, que colocaram o aço em posição vantajosa em relação aos metais até então conhecidos. Estudos sistemáticos sobre a tecnologia de usinagem, no entanto, só iniciaram noinício do século XIX e levaram entre outros a descoberta de novos materiais de corte. No início de 1900, o americano F. W. Taylor com a descoberta do aço rápido determinou um passo marcante no desenvolvimento tecnológico da usinagem.
Os metais duros sinterizados e os materiais de ferramentas baseados em materiais oxicerâmicos são outros resultados de uma pesquisa intensiva na área de materiaispara ferramentas que até hoje ainda não está concluída e sim está submetida a uma melhora constante; isto referido à fabricação e utilização de materiais para ferramentas como por exemplo os materiais nitreto de boro cúbico e ferramentas de diamante.
Para poder satisfazer as exigências crescentes feitas à qualidade das peças e a viabilidade econômica do processo de fabricação, as ferramentas devemser usadas de forma econômica para que todas as grandezas que participam no processo de usinagem como, geometria da ferramenta, condições de corte, material da peça e materiais auxiliares, tenham a sua influência e seu efeito sobre o resultado do trabalho considerado. O conhecimento da interdependência funcional dos diversos fatores permite o aproveitamento das reservas tecnológicas disponíveis.Ponto básico no processo de usinagem é o processo de corte propriamente dito com o que inicia esta apostila.
No estudo das operações dos metais, distinguem-se duas grandes classes de trabalho:

a) As operações de usinagem
Como operações de usinagem entendemos aquelas que, ao conferir à peça a forma, ou as dimensões ou o acabamento, ou ainda uma combinação qualquer destes três bens, produzem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos de fabricação
  • Processos de Fabricação
  • Processos de fabricação
  • Processo de fabricação
  • Processos de Fabricação
  • processo de fabricaçao
  • processo de fabricação
  • Processos de fabricação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!