Processos de fabricação

Páginas: 6 (1432 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
Capitulo 3: Mecanismo de Formação de Cavaco

Questões

1. Quais os fatores influenciados pela formação do cavaco?
R: A formação do cavaco influencia diretamente á fatores ligados na usinagem, tais como:
• Desgaste da ferramenta;

• Esforços de corte;

• Calor gerado na usinagem;

• Penetração do fluído de corte, entre outros.

O processo de usinagem envolve aspectoseconômicos e de qualidade da peça segurança do operador e a utilização adequada da máquina-ferramenta, etc.

2. Como ocorre o corte dos metais?
R: O corte dos metais conta com o cisalhamento concentrado ao longo de um plano chamado plano de cisalhamento (zona primária de cisalhamento). Trata-se do ângulo entre o plano de cisalhamento e a direção de corte e é chamado de ângulo de cisalhamento,ou seja, quanto menor o ângulo e maior o esforço de corte, maior será a deformação de cavaco á ser gerado. Esse processo é padrão na usinagem de materiais dúcteis, muito suscetíveis á deformação. Em contrapartida a superfície de trás do cavaco se torna rugosa em virtude da deformação não ser igual, decorrente da presença de pontos de baixa resistência ou de concentração de tensão presente no metalusinado.

3. Como se processa a formação de cavacos em condições normais de usinagem?
R: O processamento da formação de cavacos nas condições normais de usinagem com ferramentas de metais dura ou aço-rápido se processa da seguinte forma:
a. Uma quantidade pequena do material é recalcada deformações elástica e plástica contra a superfície de saída de ferramenta.

b. A deformaçãoplástica aumenta progressivamente, a ponto das tensões de cisalhamento se torne grandes o suficiente a se iniciar um deslizamento de forma que não haja perda de coesão entre a pequena quantidade de material e a peça.

c. Através da penetração da ferramenta, haverá o cisalhamento parcial ou integral do cavaco, irá depender da ductilidade do material e das condições de usinagem.

d. Em função domovimento relativo entre a ferramenta e a peça, começa a escorregar parte do cavaco sobre a superfície do equipamento. Em paralelo, outra parte do cavaco vai se formando repetindo o processo.

Por fim, através da medição da frequência e amplitude de variação da intensidade da força da usinagem a repetição do fenômeno da formação de cavaco foi comprovada que, seu acontecimento surgeperiodicamente.

4. Segundo Trent e Wright (2000), Wright (1979). O que ocorre na interface entre cavaco e ferramenta?
R: TRENT e WRIGHT (2000) defendem a teoria de que, na interface cavaco-superfície de saída de ferramenta, existe uma zona de aderência e, logo após, uma zona de escorregamento entre cavaco e a ferramenta, quando a usinagem é realizada com vários metais com ferramenta de aço rápido e metalduro e que, nesta condições o movimento do cavaco na zona de aderência ocorre por cisalhamento do material do cavaco.
Segundo WRIGHT (1979), as condições de aderência ou de escorregamento, dependem exclusivamente do par entre, ferramenta e a peça á ser usinada, além do tempo e da velocidade de corte. Quanto menor o ângulo de saída de ferramenta maior será o comprimento do cavaco e da zona deaderência, assim, consequentemente serão maiores as temperaturas de corte e a força da usinagem.

5. Qual a importância do controle da forma de cavaco? E onde isso pode ter implicações?
R: È extremamente importante o controle da forma do cavaco por que, dependendo da ductalidade do material tendem a gerar cavacos longos e contínuos que são perigosos e difíceis de manusear, entretanto, o operador teráque interditar a máquina para remover os cavacos, perdendo tempo no processo, porém, reduzindo os riscos de segurança.
Diversos problemas práticos têm relação com a forma do cavaco produzido na usinagem com implicações nas seguintes áreas:
• Segurança do operador;
• Possível dano á ferramenta e á peça;
• Manuseio e armazenagem do cavaco;
• Forças de corte, temperatura e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processos de Fabricacao
  • Processos de Fabricação
  • Processos de fabricação
  • Processo de fabricação
  • Processos de Fabricação
  • processo de fabricaçao
  • processo de fabricação
  • Processos de fabricação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!