Processo ld

Páginas: 13 (3128 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
GAMA ESCOLA TÉCNICA e PROFISSIONALIZANTE

Aciaria ama


Apresentado à:
Jadir cruz

Elaborado por:

Adalberto Gomes da Costa Júnior

Matheus Rafael Rezende
Metalurgia - Noite

Contagem, 04 de março de 2013

SUMÁRIO

Item | Títulos |
1 | Introdução |
2 | Etapas do processo |
3 | Conclusão |1. INTRODUÇÃO

No dia 20 de dezembro de 2012 aos alunos do curso de Metalurgia da Gama escola técnica visitara as instalações da UFOP _MG onde puderam ver de perto a instalações do Curso de Engenharia Metalúrgica, nesse relatório descrevo o que pudemos observar , o que aprendemos e qual a importância dessa visita na nossa formação como futuro técnicos.

2. DESCRIÇÃO DO PROCESSO3.1 O que é aço?
Aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0, 008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%. O carbono é um material muito usado nas ligas de ferro, porém varia com o uso de outros elementos como: magnésio, cromo, vanádio etungstênio. O carbono e outros elementos químicos agem com o agente de resistência, prevenindo o deslocamento em que um átomo de ferro em uma estrutura cristalina para passa para outro. A diferença fundamental entre ambos é que o aço, pela sua ductibilidade, é facilmente deformável por forja, laminação e extrusão, enquanto que uma peça em ferro fundido é muito frágil.

Aço

Ferro fundidoConceito clássico de aço:
Liga ferro-carbono com até 2,11% de carbono.

3.2 Aciaria
Aciaria é a unidade de uma usina siderúrgica onde existem máquinas e equipamentos voltados para o processo de transformar o ferro gusa em diferentes tipos de aço. Abaixo uma figura sobre o fluxo básico de uma aciaria.

3.3.1 Escória do Alto Forno
A fabricação de ferro gusa se realiza emunidades industriais chamadas Altos-Fornos, nas quais se reduzem os óxidos contidos nos minerais de ferro e se separam as impurezas que os acompanham. As escórias se formam pela fusão das impurezas do minério de ferro, juntamente com a adição de fundentes (calcário e dolomita) e as cinzas do coque ou carvão vegetal. A escória fundida é uma massa que, por sua insolubilidade e menor densidade,sobrenada no ferro gusa e é conduzida por canais, até o lugar de resfriamento.
A composição química das Escórias de Alto-Forno produzidas varia dentro de limites relativamente estreitos. Os elementos que participam são os óxidos de: cálcio (Ca), silício (Si), alumínio (Al) e magnésio (Mg). Temos ainda, em quantidades menores, FeO, MnO, TiO2, enxofre, etc. É importante ressaltar que essa composição vaidepender das matérias primas e do tipo de gusa fabricado. A composição química é de extrema importância e vai determinar as características físico-químicas das Escórias de Alto-Forno. Dependendo das características das Escórias de Alto-Forno, resultantes do tipo de resfriamento e composição química, registram-se várias aplicações para as Escórias de Alto-Forno ao longo de vários países no mundo:* Bases de estrada;
* Asfalto;
* Aterro / Terraplanagem;
* Agregado para concreto;
* Cimento (grande utilização da Escória de Alto-Forno granulada devido a sua hidraulicidade);
* Aplicações especiais (lã mineral, lastro ferroviário, material para cobertura, isolamento, vidro, filtros, condicionamento de solo e produtos de concreto).

3.3.2 Ferro Gusa
O gusa é oproduto imediato da redução do minério de ferro pelo coque ou carvão vegetal num alto forno. O gusa normalmente contém até 5% de carbono, o que faz com que seja um material quebradiço e sem grande uso direto. Geralmente nos processos industriais, o ferro gusa é considerado como uma liga de ferro e carbono, contendo de 2,11 a 5,00 % de carbono e outros elementos ditos residuais, como silício,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • iluminação em ld
  • Conversor LD
  • LD 301
  • AD LDS
  • Convertedo LD
  • Artigo Completo LD
  • Aciaria convertedor ld
  • Análise LD História

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!