Processo de Trabalho Karl Marx

Páginas: 3 (712 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2014

PROCESSO DE TRABALHO
Totalidade, Contradição, Mediação e Leis (que regem a produção).
TOTALIDADE
A expansão do comércio das trocas intensificada no intercâmbio e na multiplicação dasmercadorias que concorrem nesse comércio desenvolve sobremaneira a mercadoria como valor-de-troca, amplificando sua circulação e impulsionando a formação do dinheiro, atuando assim como um fator de dissoluçãodo comércio de trocas diretas.
A troca das mercadorias é o processo no qual o metabolismo social, isto é, a troca dos produtos particulares dos indivíduos privados é, ao mesmo tempo, a geração derelações de produção sociais determinadas, que os indivíduos contraem nesse metabolismo.
O produto resultante de uma espécie útil de trabalho realizado de um indivíduo é reposto pelo de outra.Chegando no seu destino servindo como valor-de-uso, a mercadoria sai da esfera da troca para mergulhar na esfera do consumo. A circulação de mercadorias é o ponto de partida do capital. A mercadoria seconverte em dinheiro e este reconverte-se em mercadoria, através da seguinte relação:


MERCADORIA ----------------- DINHEIRO ---------------- MERCADORIA
MD M


CONTRADIÇÃO
Segundo Marx, uma determinada mercadoria tem seu valor determinado pela quantidade de trabalho despendida para sua confecção,desprezando-se as competências ou agilidades de quem se prestou a fazê-las. As diferenças de grandeza das mercadorias como valores-de-troca são apenas diferenças de grandeza do trabalho objetivado nelas(mercadorias), não obstante o modo de ser do trabalho é o tempo de trabalho. O trabalho, tal como se apresenta em valores-de-troca poderia expressar-se como trabalho humano geral (no trabalho médio) quequalquer indivíduo médio de uma sociedade determinada pode executar. A contradição que Marx identificou na relação de troca foi que o mesmo trabalho despedido para a produção de uma determinada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de trabalho e mais valia n’O Capital, de Karl Marx
  • Karl Marx
  • Cap. v
  • O trabalho e karl marx
  • Karl Marx Trabalho
  • Trabalho Assalariado
  • KARL MARX TRABALHO DE SOCIOLOGIA
  • Trabalho Karl Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!