processo de rpoducao de cerveja

2092 palavras 9 páginas
Etep faculdades Processo de Produção de uma Cervejaria
Estudo Dirigido

Anderson
Daniel Vaz
Gilcimara
Jéssica
Nataline Tavares

Sumário

Introdução

A cerveja é a mais antiga das criações do homem, data de 8.000 a.C. onde egípcios, babilônicos, assírios e sumérios já fabricavam e degustavam sua cerveja há 6.000 anos a.C. sendo usada também, para tratamento de doenças e para cerimônias religiosas ou festivas. A palavra cerveja significa pão líquido, pois os ingredientes para preparo de ambos são praticamente os mesmos. No séc. XVI, na Baviera, é decretada a Lei da Pureza, que determinou os ingredientes que podem ser usados na fabricação da cerveja: cevada, lúpulo, malte e água.
A cervejaria mais antiga foi descoberta por arqueólogos e data de 5400 a.C. Durante a idade média (Gregos e Romanos), a produção em maior escala começou a ser difundida na Europa pelos mosteiros.
A cerveja é uma bebida composta por água, malte, lúpulo e levedura, obtida a partir da fermentação natural da cevada, na qual o açúcar existente nos próprios ingredientes é transformado em álcool. Os ingredientes passam por um processo de manufatura que apresenta 18 etapas para que o produto final seja alcançado.
Para maior otimização deste processo de produção, um dos métodos utilizado é o Processo Puxado de Produção. Este sistema, em geral é operacionalizado com a ferramenta Kanban com cartões, quadros e supermercados preconcebidos de itens, é historicamente recomendado para sistemas de produção repetitivos em lotes.
Este trabalho tem como objetivo apresentar a utilização do Kanban nas etapas do processo de produção da cerveja, assim como suas vantagens e desvantagens na utilização.

Sistemas Puxados de Produção

Os sistemas puxados de produção são conceituados como sistemas onde os clientes se abastecem de itens em um estoque básico apenas no momento

Relacionados