Processamento de Sons e Imagens

Páginas: 13 (3145 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
1. INTRODUÇÃO

As áreas de processamento de imagens e áudio por computador vêm apresentando expressivo desenvolvimento nas últimas décadas. Tal crescimento pode ser detectado na área acadêmica onde o assunto é objeto de pesquisas, teses e dissertações nas mais importantes universidades brasileiras e mundiais, na esfera industrial onde a cada dia aumenta o número de empresas que produzem,comercializam e utilizam soluções de processamento eletrônico de imagens e de áudio digital em seus processos e na vida cotidiana, com a popularização dos computadores pessoais e das aplicações multimídia.
Profissionais das áreas de Engenharia, Informática, Matemática e Física, dentre outras, estão sendo reciclados para incorporarem os novos conhecimentos oriundos dessas áreas e contam com pequenonúmero de referências em português sobre o assunto. Além disso, o crescimento espantoso do uso de microcomputadores em ambientes residenciais e a popularização da multimídia e da Internet colaboraram ainda mais para a difusão de informações com forte conteúdo visual, sonoro e, consequentemente, despertaram também no chamado 'público leigo' a curiosidade de conhecer melhor as técnicas deprocessamento e manipulação multimídia disponíveis.

2. PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS
A área de processamento de imagens vem sendo objeto de crescente interesse por permitir viabilizar grande número de aplicações em duas categorias bem distintas: (1) o aprimoramento de informações pictóricas para interpretação humana; e (2) a análise automática por computador de informações extraídas de uma cena.Uma das primeiras aplicações na primeira categoria remonta ao começo deste século, onde buscavam-se formas de aprimorar a qualidade de impressão de imagens digitalizadas transmitidas através do sistema Bartlane de transmissão de imagens por cabo submarino entre Londres e Nova Iorque. Os primeiros sistemas Bartlane, no início da década de 20, codificavam uma imagem em cinco níveis de intensidadedistintos. Esta capacidade seria expandida, já em 1929, para 15 níveis, ao mesmo tempo em que era desenvolvido um método aprimorado de revelação de filmes através de feixes de luz modulados por uma fita que continha informações codificadas sobre a imagem. Mas o grande impulso para a área de Processamento de Imagens viria cerca de três décadas mais tarde, no ano de 1964, com o advento dos primeiroscomputadores digitais de grande porte e o início do programa espacial norte-americano. Estas técnicas serviram de base para métodos aprimorados de realce e restauração de imagens de outros programas espaciais posteriores, como as expedições tripuladas da série Apollo, por exemplo.

De 1964 aos dias atuais, a área de processamento de imagens vem apresentando crescimento expressivo e suas aplicaçõespermeiam quase todos os ramos da atividade humana. Em Medicina, o uso de imagens no diagnóstico médico tornou-se rotineiro e os avanços em processamento de imagens vêm permitindo tanto o desenvolvimento de novos equipamentos quanto a maior facilidade de interpretação de imagens produzidas por equipamentos mais antigos, como por exemplo o de raio X. Em Biologia, a capacidade de processarautomaticamente imagens obtidas de microscópios, por exemplo, contando o número de células de um certo tipo presentes em uma imagem. O processamento e a interpretação automática de imagens captadas por satélites auxiliam os trabalhos nas áreas de Geografia, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Meteorologia, dentre outras. Técnicas de restauração de imagens auxiliam arqueologistas a recuperar fotosborradas de artefatos raros, já destruídos. O uso de robôs dotados de visão artificial em tarefas tais como controle de qualidade em linhas de produção aumenta a cada ano, num cenário de crescente automação industrial.
2.1ETAPAS DO PROCESSAMENTO DE IMAGENS
Os elementos de um sistema de processamento de imagens de uso genérico são mostrados na figura . Este diagrama permite representar desde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processamento de Imagem
  • Processamento de imagem
  • Processamento de imagem
  • Som e imagem
  • Processamento de imagens
  • Processamento de Imagens
  • Processamento de Imagens
  • Processamento de Imagens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!