Problemas ambientais

Páginas: 9 (2163 palavras) Publicado: 26 de julho de 2013
Problemas ambientais

Introdução

Vivem-se tempos em que os problemas ambientais se tornaram assuntos comuns nas rodas de amigos, nas escolas, nos jornais escritos e falados e em todos os tipos de instituições. Os problemas ambientais, como a própria expressão sugere são agressões com consequências causadas ao meio ambiente, que parece pedir socorro através dos fenômenos devastadores em todoo Globo Terrestre, como vulcões, furacões, chuvas fora de temporada, tsunami, aquecimento exagerado, derretimento das calotas polares, etc. Os países são insensíveis com relação à devastação e, em nome do progresso emitem toneladas de gases poluentes, matam espécies animais e vegetais e causam danos incalculáveis às pessoas de todo mundo.
Os problemas aumentam cada vez mais e as autoridadesinternacionais parecem não se importar com eles. Acordos internacionais não dão resultados satisfatórios, ou simplesmente não são cumpridos, a poluição aumenta desenfreadamente e a sociedade em geral paga caro por tudo isso. É óbvio que não se podem resolver todos os problemas da noite para o dia, mas pode-se investir em conscientização e punição como forma de amenizar o impacto ambiental. Leff(2001) fala sobre a impossibilidade de resolver os crescentes e complexos problemas ambientais e reverter suas causas sem que ocorra uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, dos valores e dos comportamentos gerados pela dinâmica de racionalidade existente, fundada no aspecto econômico do desenvolvimento.
A realidade brasileira não é muito diferente. Muitos são os problemas ambientais quefazem o país ficar à mercê de graves incômodos culturais, econômicos e sociais. São reflexos dos problemas ambientais brasileiros: a cultura de não cuidar bem do lixo doméstico, industrial e hospitalar, a poluição dos rios por esgoto industrial e doméstico, a devastação florestal para fins comerciais, muitas vezes de forma ilegal, como vem acontecendo há décadas principalmente na Amazônia, denotandoque a lei não é para todos e que a fiscalização parece não existir.
Muitas foram as conferências e os tratados de repercussão mundial para tratar a temática ambiental. Tais eventos contribuíram sim para que houvesse a diminuição da degradação ambiental, bem como a conscientização acerca de tanta agressividade contra a natureza de forma geral. Mas o que acontece é que na maioria das vezesapenas os países em desenvolvimento é que cumprem tais acordos. Assim sendo, países como Estados Unidos, Alemanha, China, etc. continuam sendo os vilões da poluição, mesmo sendo aqueles que mais contribuem para a realização de eventos relacionados à busca de soluções para os impactos ambientais. A Conferência de Estocolmo, por exemplo, foi um movimento mundial com fins de preservação ambiental.
NoBrasil, importantes eventos mobilizaram o mundo acerca da temática ambiental. Na ECO 92, por exemplo, o que foi colocado em foco foi a Declaração sobre o Ambiente e o Desenvolvimento de alcance geral e a Agenda 21, com ações bem definidas e concretas acerca da busca de solução para os impactos ambientais. Ela propiciou o Tratado sobre a Biodiversidade, que obriga os signatários à proteção dasespécies ameaçadas de extinção, bem como cooperação na área de tecnologia genética e biológica, além do Tratado sobre Aquecimento Global.
Já o Protocolo de Kyoto teve como objetivo a parceria internacional para a redução da emissão de gases-estufa na atmosfera. Ele foi acordado em 1997 na cidade de Kyoto, Japão e na ocasião 84 países declararam se empenhar no que tange à implementação de leis,programas e medidas para amenizar a emissão de gases poluentes no planeta.
Um fator que muito pode contribuir para a diminuição da degradação ambiental é a educação ambiental de forma sistemática. Uma vez implementada nas instituições, ela é capaz de promover a reflexão nos protagonistas da educação, bem como levá-los a traçar metas e tomar atitudes no que diz respeito à preservação planetária....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • problemas ambientais
  • Problemas Ambientais
  • Problemas ambientais
  • PROBLEMAS AMBIENTAIS
  • Problemas ambientais
  • problemas ambientais
  • Problemas ambientais
  • Problemas Ambientais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!