Private Equity E Venture Capital CFC E DIP IVCE Claudio Vilar FurtadoOutros

3674 palavras 15 páginas
CURSO: Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas
DISCIPLINA: Private Equity e Venture Capital
PROFESSOR: Cláudio Vilar Furtado

PROGRAMA
OBJETIVOs DA DISCIPLINA

Esta disciplina oferece um programa avançado ao nível de pós-graduação stricto sensu àqueles que pretendem criar ou administrar fundos de private equity e venture capital (PE/VC) e realizar pesquisas acadêmicas e publicações, assim agregando ao estoque de conhecimento sobre o tema no país . O público-alvo também abrange empreendedores ou dirigentes de empresas investidas por estes fundos e gestores profissionais de fundos institucionais com investimentos em PE/VC.

O objetivo inicial do programa é oferecer um estudo abrangente da complexa indústria de PE/VC no Brasil e no mundo, ressaltando seus conceitos, instituições envolvidas, as principais diferenças entre os seus participantes e a forma como esta indústria financia e impulsiona o crescimento de empresas de capital fechado. Busca-se mostrar como os principais conceitos de finanças corporativas dão suporte às decisões dos gestores de fundos de PE/VC, além de abordar questões sobre a estruturação dos mesmos, seus aspectos legais e influência dos stakeholders em todo o processo. Em adição, será abordada a temática da economia financeira no contexto de empresas de capital fechado de rápido crescimento, sob a ótica das finanças corporativas (entrepreneurial finance). Será estabelecido um panorama geral do Private Equity, e sua abrangência. No entanto, seu foco será em especial o Venture Capital.

O curso foi desenvolvido para uma intensa utilização de estudos de caso e exposições de palestrantes convidados, além de cobrir uma extensa literatura da área de “entrepreneurial finance” e “corporate finance”. Especialistas da indústria de PE/VC, empreendedores, gestores de fundos de PE/VC e todos aqueles que prestam serviços a esse mercado, como advogados e analistas de bancos de investimento, devem ser convidados freqüentes.

CONTEÚDO RESUMIDO

01. O

Relacionados