PRINCÍPIOS DE APLICAÇÃO OPT – OPTIMIZED PRODUCTION TECHNOLOLOGY

985 palavras 4 páginas
Inicialmente desenvolvida em 1978, por um grupo de pesquisadores israelenses, passou a ser denominada Optimized Production Technology em 1982, com o lançamento de um software para aplicação de seus conceitos em empresas.
O desenvolvimento do software OPT inspirou a criação da Teoria das Restrições, que possui restrições que limitam seu negócio. A teoria fornece, então, uma série de ferramentas para identificá-las e tratá-las.
A Tecnologia de Produção Otimizada é um sistema de programação da produção que leva em consideração três elementos básicos: ◦ o fluxo de materiais passando pela linha de produção; ◦ o estoque; os gastos (despesas) operativos.
Fluxo ou ganho: refere-se à velocidade com a qual o sistema gera dinheiro através das vendas dos produtos. Estoques: representa todo gasto realizado no processo de geração de dinheiro. Inclui matéria- prima, produtos em processo e os produtos fabricados e não vendidos. Gastos operativos: é todo gasto realizado no sistema para converter o estoque em dinheiro (fluxo), excluindo o custo da matéria-prima. Inclui gastos com mão-de-obra, energia elétrica, manutenção, depreciação, etc.
Segundo a OPT, para que a empresa ganhe mais dinheiro, é preciso que, no nível da fábrica, aumente-se o fluxo de materiais e, ao mesmo tempo, reduza-se o estoque e os gastos operativos.
Para a aplicação da OPT em um processo produtivo, devemos considerar dois tipos de recursos: recurso gargalo e recurso não gargalo.
Recurso gargalo: são aqueles que provocam uma redução no fluxo produtivo. Apresentam velocidade e disponibilidade inferior aos demais componentes da linha de produção.
Recurso não gargalo: são aqueles que não provocam nenhuma alteração no fluxo. Apresentam capacidade superior àquela exigida pelo fluxo;
Um recurso pode ser entendido como sendo qualquer elemento necessário para a produção de um produto, como pessoas, maquinaria, dispositivos, instrumentos de medida, espaço, etc.
Todo o método OPT baseia-se na gestão da

Relacionados