PRINCIPIOS E BASES DA GESTÃO DEMOCRATICA - PROJETO POLITICO PEDAGOGICO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

Páginas: 2 (392 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Indisciplina o professor e a ética

Uma pessoa disciplinada é aquela que sabe administrar essa tensão entre a necessidade de romper e a necessidade de se adaptar. Por isso a disciplina é muitocomplexa: a disciplina é base para a existência da relação pedagógica e quiçá humana. Sem ela, o professor não ensinará e o aluno tão pouco aprenderá.
A nossa educação enfatiza esse perfil de seregoísta, de querer o tempo todo ter o melhor de tudo, de levar vantagem e obter sucesso a qualquer preço nesse mundo competitivo. Esses valores como solidariedade, generosidade humildade, coragem justiçahonestidade e tantas outras ligadas à virtude, às questões de prudência estão um pouco esquecidos e fora de moda, pelas características de nossa educação, de nossa formação tradicional, mais tecnicistaque faz com que o ser humano perda esse valor intrínseco de subjetividade,
Vivemos em um momento cultural da humanidade em que se valoriza muito o individualismo Os valores éticos e morais estãovoltados para um espírito exageradamente competitivo. Vivemos numa era de aceleração tecnológica, de globalização aonde as informações chegam ao mesmo tempo em que acontecem, exigindo cada vez mais daspessoas. Nossa disponibilidade de tempo não aumenta na proporção em que são criados os recursos tecnológicos que por um lado facilita nossa vida, mas que por outro nos obriga à reflexão sobre asescolhas e sobre as renúncias, tirando-nos o foco de visão e desviando nossas energias para a resolução imediata de contratempos.
A relação professor aluno pode desempenhar, auxiliando na diminuição daindisciplina na mudança da sociedade, por meio do cultivo de valores democráticos (respeito mútuo, justiça e dialogo). A escola deve cultivar tais valores, buscando estabelecer contrato, empregando ométodo dialógico e exercitando uma prática coerente.
Como decorrente desse processo de individualismo criado pelo sistema em que somos obrigados a se inserir, o individuo se torna essencialmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto político pedagógico e a gestão democrática
  • A GESTÃO DEMOCRÁTICA DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO
  • “A Gestão Democrática do Projeto Político Pedagógico”
  • A GESTÃO DEMOCRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
  • O projeto político-pedagógico e a gestão democrática
  • Gestão democrática do ensino: projeto político pedagógico e conselhos escolares
  • Gestão democratica x autoristarismo e o projeto politico pedagogico
  • Gestão democratica x autoristarismo e o projeto politico pedagogico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!