Principios do direito ambiental e o documentário "uma verdade inconveniente"

Páginas: 3 (554 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Direitos Humanos e Ambientais no documentário “Uma verdade Inconveniente”

O documentário “Uma verdade inconveniente” aborda o aquecimento global, e as mudanças climáticas pelo mundo.Consagrando-se vencedor do Oscar de melhor Documentário no ano de 2007.
O documentário traz uma visão da condição do planeta onde o autor Al Gore expõe de forma clara e fundamentada em estatísticas a realsituação da camada atmosférica, ou melhor, do próprio planeta terra.
Analisando o documentário pela ótica dos direitos humanos e ambientais é possível relacionar alguns princípios com situações apresentadasno documentário, como:
1. Princípio do direito à sadia qualidade de vida: este direito está consagrado no artigo 64 da Constituição da República Portuguesa: “Todos têm direito a um ambiente de vidahumano, sadio, ecologicamente equilibrado e o dever de o defender.”. Diz que os seres humanos têm garantido seu direito à vida com qualidade em conjugação com o estado de sanidade e uso adequado doselementos da Natureza, como água, solo, ar, flora, fauna e paisagem. Mas o que o documentário nos mostra é justamente o contrário. O ar poluído das grandes metrópoles, a redução de áreas verdes emtodo mundo, o acesso e utilização extremamente desigual dos recursos naturais entre outros. É um princípio que pode ser aplicado a praticamente todas as situações no documentário.

2. Princípio daprecaução: diz que ainda que não se tenha certeza absoluta do dano se deve empregar todas as medidas necessárias para evitá-lo. Apesar de o documentário afirmar que a comunidade científica estáconvencida dos efeitos e causas do aquecimento global, o fato é ainda existem discordâncias em diversos pontos. Porém a falta de certeza não pode ser motivo para suprimir medidas voltadas à preservação.3. Princípio da prevenção: diz que o dano que se conhece deve ser evitado. Segundo o documentário, as pesquisas sobre o tema comprovam os danos e o processo destrutivo ao qual nos submetemos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Documentário "Uma verdade inconveniente e Direito Ambiental.
  • Resenha do documentário "Uma Verdade Inconveniente
  • Resenha do documentario Uma Verdade Inconveniente
  • Resumo do documentário Uma Verdade Inconveniente
  • Documentário: Uma verdade Inconveniente
  • RESUMO DO DOCUMENTARIO UMA VERDADE INCONVENIENTE
  • Resenha do documentário: uma verdade inconveniente
  • Documentário: Uma Verdade Inconveniente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!