principios contabeis

Páginas: 9 (2243 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE






RESUMO

A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge anecessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros.
Os princípios contábeis se tornaram os pilares mestres desta ciência, em suma são algumas opções que surgiram no inicio da historia da contabilidade e foram acatados por muitos contadores e se tornaram regras, ao passar dos tempos foram chamadas de Princípios Contábeis.
Os princípios contábeis permitem aosusuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequada interpretação entre empresas do mesmo setor.

Palavras Chave: Contabilidade, Princípios Fundamentais de Contabilidade, Normas e Observância.









1 INTRODUÇÃO

Acontabilidade é uma ciência de caráter essencialmente prático. Ao longo dos anos, diversos critérios foram desenvolvidos, diversas opções foram efetuadas, numa tentativa de normalizar e de se chegar a uma melhor forma de controlar o patrimônio de uma entidade. Assim, os princípios são a exteriorização de critérios aceitos pela maioria dos contadores.
No início da década de 1980, o Conselho Federalde Contabilidade emitiu a Resolução CFC nº 530/81, a qual já abordava o tema dos princípios contábeis. Esta, no entanto, fora substituída pela Resolução 750/93 com o objetivo de acompanhar a evolução da contabilidade naquela última década, a qual trouxe uma nova lista de Princípios Fundamentais de Contabilidade: Entidade; Continuidade; Oportunidade; Registro pelo Valor Original; Competência;Prudência.
São os preceitos resultantes do desenvolvimento da aplicação prática dos princípios técnicos emanados da Contabilidade, de uso predominante no meio em que se aplicam, proporcionando interpretação uniforme das demonstrações financeiras.
Divididos em seis, os princípios de contabilidade, servem para orientar a prática profissional. Representando a essência das doutrinas e teorias relativa àCiência da Contabilidade, Os princípios contábeis tornaram-se regras que passaram a ser seguidas e aceitas por todos e hoje constituem a principal teoria que sustenta e fundamenta a Contabilidade.
Princípios contábeis podem ser conceituados como premissas básicas acerca dos fenômenos e eventos contemplados pela contabilidade, premissas que são a cristalização da analise e observação da realidadeeconômica, social e institucional. (Equipes de professores da FEA/USP. 10ª edição).

Representam o núcleo central da própria Contabilidade, na sua condição de ciência social, sendo a ela inerentes. Os princípios constituem sempre as vigas-mestras de uma ciência, revestindo-se dos atributos de universalidade e veracidade, conservando validade em qualquer circunstância.


2 PRINCÍPIO DA ENTIDADEO patrimônio da entidade não se confunde com o dos seus sócios ou acionistas, ou proprietário individual.
Explica a necessidade de diferenciar um patrimônio particular de uma pessoa física, independentemente dos patrimônios das pessoas jurídicas individuais, do conjunto de pessoas jurídicas, sem considerar se a finalidade é ou não a obtenção de lucro. Ou seja, o patrimônio da entidade não seconfunde com o dos seus sócios ou acionistas, ou proprietário individual.
Quando uma firma individual paga uma despesa, é o caixa da firma que desembolsando dinheiro, e não o dono da empresa, este princípios serve para distinção jurídica entre pessoas físicas e jurídicas.

3 PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE.

De acordo com Reis (2004, p. 157), o fundamento deste princípio baseia-se na ideia de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principios contábeis
  • Principios contabeis
  • Princípios contábeis
  • Principios contabeis
  • Princípios contábeis
  • Princípios contábeis
  • Princípios contábeis
  • Princípios Contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!