Principais Patologias No Pavimento Rigido

Páginas: 11 (2736 palavras) Publicado: 14 de maio de 2015
Principais patologias encontradas em pavimentos rígidos
A Pavimentação Rígida submetida à constante uso no decorrer do tempo desenvolve patologias o que já se é esperado pelo desgaste e fadiga do material. Não dada à devida atenção a manutenção rotineira que ele exige este tipo de pavimento estas patologias são agravadas o que gera novas patologias cada vez mais severas, As principaispatologias encontradas em pavimentos rígidos são:

Fissuras
Fissuras: As fissuras são descontinuidades que ocorrem na placa de concreto, que não são previstas no projeto do pavimento. As fissuras podem ser:
 Fissuras de Canto Geralmente ocorre na forma de semicírculo e são também denominadas “Diamond cracking”, em referência a sua forma quando em todos os cantos de quatro placas comuns. Estãoassociadas ao vencimento da resistência com fadiga do concreto na
região ou à espessura insuficiente de placa em relação ao tráfego real. É a fissura que intercepta as juntas a uma distância de, no máximo, 1,8 m das bordas ou juntas do pavimento (longitudinal e transversal), medindo-se a partir do seu canto. Observar Foto 2 em anexo I e Figura 8 (DNIT, 2010, p. 29). Métodos de reparo: Selagem, remendoparcial.



Fissuras Lineares: São fissuras que atingem toda a espessura da placa de concreto, dividindo-a em duas ou três partes.Quando as fissuras dividem a placa em quatro ou mais partes, o defeito é denominado de "placa dividida" (DNIT, 2010, p. 31).

 Fissuras em Feixes / Fissuras Transversais: Ocorrem tanto em direção transversal quanto longitudinal, próximas a bordas e ou a fissuraspreexistentes, com formato de fissuras próximas e paralelas. Trata-se de progressão de fissuras de canto ou lineares, e estão associadas à baixa resistência do concreto à compressão. Também podem ser causadas por ciclos de congelamento e descongelamento em climas temperados. Métodos de reparo: Nada a fazer ou selagem (DNIT, 2010, p. 31).

 Fissuras Longitudinais: São fissuras paralelas a direção dotráfego estão normalmente associadas ao consumo de resistência à fadiga do concreto ou a insuficiência de sua espessura. Se posicionadas na proximidade de juntas longitudinais, normalmente resultam na retração de secagem do concreto por atraso de serragem de junta ou por serragem em espessura insuficiente. Métodos de reparo: Selagem; retrofit, remendo parcial de placa (DNIT, 2010, p. 31).

Fissuras diagonais são provocadas por deficiência no suporte da fundação, ou são oriundas da formação simultânea de fissuras transversal e longitudinal.

 Fissuras de canto: podem ser devido falta ou deficiência dos dispositivos de transmissão de carga nas juntas, subdimensionamento da espessura do pavimento; recalque diferencial da fundação do pavimento e empenamento dos cantos da placa.

Fissuras não direcionadas: tem como causa a retração plástica, que é aquela que ocorre no concreto antes do início da sua pega, sendo formada praticamente sem a necessidade de nenhuma energia, pois o concreto ainda não iniciou a sua fase de endurecimento, não tendo ainda nenhuma resistência (DNIT, 2010, p. 32).

 Fissuras Transversais: Manifestam-se paralelamente às juntas transversais das placas deconcreto. Se posicionadas mais ao centro das placas, ocorrem por consumo da resistência à fadiga do concreto em longo prazo. É também possível resultarem da baixa resistência do concreto ou de espessura insuficiente em relação ao tráfego. Quando posicionas nas proximidades de juntas transversais, normalmente resultam da retração de secagem do concreto por atraso de serragem de junta ou por serragemem espessura insuficiente. Métodos de reparo: Remendo parcial (DNIT, 2010, p. 31).

 Placa Dividida / Fissuras em Mapas ou Carcaça de Tartaruga: Em geral, a causa mais comum para este defeito é excesso de desempenamento que causa excesso de pata na superfície, a qual rapidamente fissura, inclusive por retração plástica. Uma conseqüência
rápida disso é o efeito do deslocamento ou desagregação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PATOLOGIAS PAVIMENTO RIGIDO
  • Patologia dos pavimentos rígidos
  • Pavimento Rigido
  • pavimento rigido
  • Pavimento rígido
  • Pavimento rígido
  • pavimentos rigidos
  • Pavimentos Rigidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!