Principais autores da primeira fase do romantismo no brasil

Páginas: 5 (1154 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Principais autores do romantismo no Brasil

Gonçalves Dias
Nascido no Maranhão, Antônio Gonçalves Dias era filho de uma união não, oficializada entre um comerciante português com uma mestiça cafuza brasileira (o que muito o orgulhava de ter o sangue das três raças formadoras do povo brasileiro: branca, indígena e negra).
Foi estudar na Europa, em Portugal em 1838 onde terminou os estudossecundários e ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1840), retornando em 1845, após bacharelar-se. Por se achar tanto tempo fora de sua pátria inspira-se para escrever a Canção do exílio e parte dos poemas de "Primeiros cantos" e "Segundos cantos"; o drama Patkull; e "Beatriz de Cenci", depois rejeitado por sua condição de texto "imoral" pelo Conservatório Dramático do Brasil.Foi ainda neste período que escreveu fragmentos do romance biográfico "Memórias de Agapito Goiaba", destruído depois pelo próprio poeta, por conter alusões a pessoas ainda vivas.
No ano seguinte ao seu retorno conheceu aquela que seria sua grande musa inspiradora: Ana Amélia Ferreira Vale. Várias de suas peças românticas, inclusive “Ainda uma vez — Adeus” foram escritas para ela. Nesse mesmoano viajou para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil, onde trabalhou como professor de história e latim do Colégio Pedro II, além de ter atuado como jornalista, contribuindo para diversos periódicos: Jornal do Comércio, Gazeta Oficial, Correio da Tarde, Sentinela da Monarquia e Gazeta Oficial, publicando crônicas, folhetins teatrais e crítica literária.
Em 1849 fundou com Porto Alegre eJoaquim Manuel de Macedo a revista Guanabara, que divulgava o movimento romântico da época. Em 1851 voltou a São Luís do Maranhão, a pedido do governo para estudar o problema da instrução pública naquele estado. Gonçalves Dias pediu Ana Amélia em casamento em 1852, mas a família dela, em virtude da ascendência mestiça do escritor, refutou veementemente o pedido. No mesmo ano retornou ao Rio de Janeiro,onde se casou com Olímpia da Costa. Passou os quatro anos seguintes na Europa realizando pesquisas em prol da educação nacional. Voltou à Europa em 1862 para um tratamento de saúde. Não obtendo resultados retornou ao Brasil em 1864 no navio Ville de Boulogne, que naufragou na costa brasileira; salvaram-se todos, exceto o poeta que foi esquecido agonizando em seu leito e se afogou. O acidenteocorreu nos baixios de Atins, perto da vila de Guimarães no Maranhão.

Gonçalves de Magalhães
Considerado o homem que iniciou o Romantismo no Brasil, Domingos José Gonçalves de Magalhães nasceu em Niterói em 1811 e, após formar-se em medicina, viajou para a Europa, onde tomou contato com as idéias românticas.
Em 1836, juntamente com Araújo Porto Alegre, Torres Homem e Pereira da Silva fundaram,em Paris, a "Niterói - Revista Brasiliense". Nesse mesmo ano publicou o livro "Suspiros Poéticos e Saudade", considerado como o marco inicial do Romantismo brasileiro. Em 1837, Gonçalves de Magalhães retornou ao Brasil e em 1847 ingressou na carreira diplomática. Foi exercendo essa função que o escritor faleceu, em Roma, no ano de 1882. Sua poesia, considerada fraca pela critica literária,cultivava os valores fundamentais do Romantismo na sua primeira fase, ou seja, a religião, o patriotismo etc.
Além de "Suspiros Poéticos e Saudade", Gonçalves de Magalhães publicou o poema épico indianista "A confederação dos Tamoios". Essa obra obteve destaque em razão da polêmica causada por sua visão do índio que se contrapunha à visão de José de Alencar.
Durante anos, Gonçalves de Magalhãesfoi considerado o maior poeta pátrio. Transformou-se em símbolo oficial da literatura brasileira, merecendo inclusive grande apreço de D.Pedro II. A confederação dos tamoios, tentativa de indianismo épico em que a prolixidade dissolve o lirismo, significou a crise dessa carreira triunfante. Submetida a primeira e dura revisão crítica, com José de Alencar denunciando o artificialismo de sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Primeira fase do romantismo no Brasil
  • Romantismo no Brasil e na Europa , Características e principais obras e autores
  • autores da primeira fase do modernismo
  • Romantismo e seus principais autores
  • Romantismo Primeira fase
  • Romantismo no Brasil Autores e Obras
  • Três fases do romantismo e seus autores brasileiros
  • O Romantismo E Sua Poca Principais Obras E Autores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!