Princípios da administração

Páginas: 5 (1098 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014
RESUMO

Este trabalho visa os princípios da administração no ponto de vista de Fayol, autor do livro Administration Industrielle et Generale (Administração Geral e Industrial) em 1929.Fayol ficou conhecido por desenvolver a teoria clássica da administração, se tornando um dos mais importantes contribuintes para o conhecimento da ciência administrativa, juntamente com Taylor. Através dos 14princípios instituídos por Fayol sua teoria se tornou completa, acreditava que estes princípios guiariam o gerente em seu trabalho, para torna-lo mais eficaz. Defendia a ideia de que estes princípios poderiam ser ensinados e através de treinamento qualquer um poderia adquirir tais habilidades, dentre os princípios estão: divisão de trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade decomando, unidade de direção, subordinação do individuo, remuneração pessoal, centralização, cadeia escalar, ordem, equidade, estabilidade pessoal, iniciativa e espírito de equipe. Sendo assim, o objetivo é mostrar como as ideias de Fayol influenciaram a administração e são aceitas até hoje.

Palavras-chave: Henri Fayol. Principios da Administração. Teoria Clássica.










SUMÁRIO1 introdução
A administração possui diversos significados, mas apenas um objetivo principal: interpretar o que é pedido pela empresa e transformar em realidade. Fayol se tornou um dos maiores contribuintes para a administração, acreditava que o gerente possuía total responsabilidade pela empresa, assim para que o seu desempenho fosse eficaz e satisfatóriodefiniu 14 princípios a serem seguidos.
Este trabalho irá reunir e explicar os 14 princípios da administração segundo Fayol, a fim de mostrar como sua teoria influenciou e contribuiu para o conhecimento desta ciência.















2 foyal e a teoria clássica da administração
Fayol é considerado pai da administração moderna, se tornou um dos mais importantes contribuintes nodesenvolvimento da administração. Chegou a divulgar suas ideias no livro Administração Geral e Industrial publicado em 1916. Ficou conhecido por desenvolver a teoria clássica da administração onde definiu a função administrativa, o papel do dirigente e os princípios da administração.
Fayol pensava diferente, acreditava que a administração exigia planejamento, organização, comando, coordenação econtrole. Para ele a administração era uma ciência que precisava ser estudada, ensinada e aprendida. Ao contrario de Taylor, Fayol cuidou da empresa a partir dos dirigentes, para ele o trabalho do dirigente consistiria em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização (MAXIMIAMO 1995)
2.1 Principios da administração
Segundo Montana eCharnow (2001), Fayol desenvolveu 14 princípios da administração para guiar o gerente na solução de problemas reais de trabalho. Ao afirmar que gerentes poderiam ser guiados por esses princípios, assumiu que eles necessitavam de certas qualificações e habilidades, que podiam ser adquiridas através de treinamento.
Os princípios da administração de Fayol são:
1. Divisão do Trabalho: o trabalhoé dividido em tarefas básicas entre os trabalhadores, que podem se especializar em uma tarefa especifica, aumentando assim a eficiência.
2. Autoridade e Responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e obter a obediência do trabalhador. Já a responsabilidade está associada à autoridade, ambas estão interligadas.
3. Disciplina: a empresa possui normas, e o não cumprimento destas,caracteriza indisciplina, e o funcionário estará sujeito a sanções disciplinares.
4. Unidade de Comando: cada subordinado deve receber ordens de apenas um superior, a fim de evitar conflitos.
5. Unidade de Direção: a organização deve ter uma meta em comum, e a todas as atividades devem estar voltadas ao cumprimento desta meta.
6. Subordinação dos interesses individuais aos gerais: os interesses da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • princípios da administração
  • Princípios da administração
  • Principios da administração
  • PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
  • Princípios da administração
  • Princípios da administração
  • Princípios da administração
  • Princípios da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!