nhhnbnnn

372 palavras 2 páginas
Introdução
As transformações químicas ocorrem quando há alteração na constituição do material, formando assim novas substâncias.
Ao aproximarmos um fósforo aceso de um recipiente com álcool, este começa a queimar. Essa queima é uma transformação química, pois há alteração na constituição do álcool, que ao entrar em contato com o ar oxigênio, se converte em gás carbônico e água, liberando energia. Chamamos de sistema o conjunto de materiais isolados para estudo. Uma maneira de comprovar a existência de uma transformação química é através da comparação do estado inicial e final do sistema. Algumas evidências podem ser observadas, permitindo verificar a ocorrência dessas transformações, como modificação na cor, cheiro, estado físico e temperatura.

Toda transformação química constitui uma reação química. As substâncias presentes no início da reação recebe o nome de reagentes, e as que se formam recebem o nome de produto.

Exemplo: HCL+NAOH→NACL+H2O

HCl, o ácido clorídrico, e NaOH, o hidróxido de sódio, são as substâncias que reagem, ou seja os reagentes. NaCl, o cloreto de sódio, e H2O, a água, são as substâncias que se formam, ou seja, os produtos.

Confira a tabela com a descrição do sistema antes e depois da transformação:
Processo
Estado Inicial
Estado Final Queima da Gasolina
Gasolina: Líquido amarelado, com cheiro característico
Oxigênio: Gás incolor Gases Incolores Enferrujamento de um prego
Prego: sólido rígido, com coloração cinza
Oxigênio: gás incolor
Água: líquido incolor Pó vermelho castanho
Em alguns casos, somente pela observação visual, não é possível identificar se houve uma transformação. Por exemplo, quando misturamos soluções de ácido clorídrico e hidróxido de sódio, ambas incolores. Após a mistura, o líquido resultante ainda é incolor, sem aparentar a formação de um novo material. No entanto uma reação química acontece quando essas substâncias são misturadas. Portanto é importante

Relacionados