PRIMEIROS SOCORROS

Páginas: 9 (2197 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................................04
2. FISIOTERAPIA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA........................................... ......... 05
3. ORIGEM ..........................................................................................................................06
4.O QUE FAZ UMFISIOTERAPEUTA NA EMERGÊNCIA...................................07
4.1PERFIL DO FISIOTERAPEUTA QUE ATUA EM EMERGÊNCIA.....................08
5.CONCLUSÃO.......................................................................................... 10
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11















1. INTRODUÇÃO

O serviço de emergência é a porta de entrada do paciente no hospital. Aatuação do fisioterapeuta nesse setor proporciona um atendimento mais rápido e eficiente reduz o tempo de intubação de ventilação mecânica de complicações respiratórias e diminui o tempo de internação hospitalar.
A fisioterapia além de interagir em conjunto com a equipe em situações critica para o suporte básico, intervém com assistência ideal com profilaxia das morbidades principalmente aadvinda das síndromes do imobilismo. A atuação dessa equipe inclui também intervenções fisioterapeuticas nas urgências clinicas, nas alas de retaguarda do PS (unidades de terapia intensiva e enfermarias) e na sala de orientação de alta hospitalar
Os objetivos deste estudo e avaliar a freqüência dos atendimentos fisioterapeuticos de emergência e analisar, o perfil do paciente atendido, o tempo depermanência no setor da sua evolução verificamos que o atendimento de fisioterapia em setores de emergência ainda e pequeno , porem existe uma grande demanda de pacientes com problemas respiratórios e cardiovasculares graves que podem se beneficiar dessa especialidade , que hoje e uma importante área de atuação a ser explorada.















2. FISIOTERAPIA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.A formação em atendimento ao trauma, urgência e emergência tem-se revelado uma necessidade da área da assistência à saúde, especialmente nos médios e grandes aglomerados urbanos.
Emergência é quando há uma situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo; incidente; imprevisto. No âmbito da medicina, é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato. Porisso, em algumas ambulâncias ainda há “emergência” escrita ao contrário e não “urgência”.
Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte. Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, contudo, possuem um caráter menos imediatista. Estapalavra vem do verbo “urgir” que tem sentido de “não aceita demora”: O tempo urge, não importa o que você faça para tentar pará-lo. No entanto, há situações de emergência que necessitam de uma intervenção urgente, ou seja, quenão podem se prolongar.
A diferença concentra-se mais no campo da medicina. Por exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergência. Luxações, torções,fraturas (dependendo dagravidade) e dengue são urgência.
Atualmente, na maioria das ambulâncias só vem escrita a palavra AMBULÂNCIA, já que o encaminhamento é feito na chegada ao hospital, e ao motorista só basta saber que deve abrircaminho. Ao trabalho na área de saúde é imprescindível a relação multidisciplinar entre os vários profissionais envolvidos, em um processo crescente de percepção dosfatores implicados no adoecere no curar. Nesse sentido, a fisioterapia tem-se tornado mais e mais importante em ambientes de pronto-socorro, pronto atendimento e unidades de terapia intensiva.
Nos últimos anos a atuação da Fisioterapia nos setores de Emergência e urgência tem sido bem vista devido ser uma fonte de estratégia econômica e eficaz para diminuir o números de internações e aumenta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Primeiros socorros
  • primeiros socorros
  • Primeiros Socorros
  • primeiros socorros
  • Primeiros socorros
  • primeiros socorros
  • Primeiros Socorros
  • Primeiros Socorros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!