Primeiros socoroos

5260 palavras 22 páginas
Curso de Primeiros Socorros

Formador: Carlos Lopes
Socorros
- Emocionais (calma) Socorristas - Técnicas (Pessoas que sabem exactamente o que têm para fazer) - Sociais (não se deve marginalizar ninguém)

Improvisador

Espírito de ajuda

Profissionais

Alerta

Socorrer

Prevenção – Princípios do socorrismo 1. Primária (domésticos, rodoviários) 2. Secundária (já tendo um acidente, fazer para que não haja mais nenhum) - S.O.S (nas auto-estradas) Alerta Polícia - 112 Bombeiros CODU (Centro Orientação de Doentes Urgentes) 4 (Coimbra, Faro, Lisboa, Porto) Atende-nos, sempre, um polícia, ao qual nós pedimos para passar a chamada ao CODU.

Como se procede quando se pede para ligar para o CODU:
Quando estamos a falar com o CODU, tem de se dizer exactamente…. 1. Onde estamos (morada, indicação, referências); 2. Número de vítimas; 3. Idades das pessoas; 4. Sexo da vítima; 5. Se está consciente ou não; 6. Se respira ou não; 7. E qual a situação em que se encontra.
No CODU apenas estas 3 unidades de emergência actuam em Portugal: 1. Bombeiros 2. C.V.P 3. Inem
As outras restantes: 1. UMER, veículo médico de emergência e reanimação
(2 pessoas, 1 condutor e 1 médico) 2. Motas (existem 2 em Portugal) 3. Helicópteros (5 em Portugal) 4. Ambulâncias dos recém-nascidos (2) 5. Ambulâncias pediátricas
Consciência – conhecimento imediato da própria actividade psíquica.
Inconsciência - estado patológico em que o doente não se apercebe do que se passa consigo e à sua volta.
Como prevenir acidentes de trabalho? * Faça com que o seu local de trabalho seja confortável; * Tenha muito cuidado e siga todas as regras de segurança na realização de actividades mais perigosas; * Organize o

Relacionados

  • PRIMEIROS SOCOROO
    1020 palavras | 5 páginas