Previsão de demanda x controle de estoque

Páginas: 39 (9688 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
Universidade Cidade de São Paulo.

Gabriel Bastos, Norberto Sequeli e Rafael Martins

Logística

São Paulo 2011 1

Gabriel Bastos, Norberto Sequeli e Rafael Martins

Previsão de Demanda e Controle de Estoque x Impacto nas Vendas

Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Cidade de São Paulo, sob orientação da Profa. Especialista Solange Folha Verde.

São Paulo 2011

2 Resumo

Esta dissertação tem como objetivo abordar ferramentas da logística, e técnicas de previsão de demanda e controle de estoque, gerindo assim a cadeia de abastecimento, com vista à utilização de uma metodologia capaz de auxiliar a tomada de decisões no meio empresarial. Para tanto, é apresentado o modelo de previsão por curva de Pareto (ABC), baseada na análise de planilhas e elaboração degráficos, com objetivo de projetar no futuro previsões de vendas, padrões e tendências observadas em demandas passadas. No procedimento proposto, a partir de uma sequência estruturada de passos, foi realizada pesquisa de campo em uma indústria do ramo Têxtil, fazendo a integração das técnicas e procedimentos apresentados.

Palavras chave: Logística, Abastecimento, Cadeia de Suprimentos, Estoque,Previsão de Demanda, Curva de Pareto (ABC).

3

1. Introdução

Satisfação e fidelidade do cliente são hoje algo que todas as empresas procuram oferecer, um atendimento rápido onde visamos à entrega em prazos superiores aos concorrentes, que pode superar as expectativas do comprador, que além de se manter fiel irá indicar os serviços e produtos recebidos a amigos, clientes, fornecedores,enfim, todos que estiverem ao seu redor.

Novas oportunidades surgem a partir da flexibilidade, qualidade e custos envolvidos. Os custos relacionados aos materiais, movimentação, e estoques são cada vez maiores de acordo com a quantidade de produtos em processo, gerando a necessidades de otimiza-los com o objetivo de minimizar os impactos ao cliente.

Manter estoques é um mal necessário para asempresas manterem vendas e disponibilidade do bem ao consumidor, onde deverá ser um ativo bem programado, evitando capital parado para a empresa.

2. Logística

Após a década de 80, o conceito de logística foi implantado do militarismo para o meio empresarial, considerada hoje um diferencial competitivo e sobrevivência para as empresas, necessitando de cada vez mais atender o cliente com menorcusto, preço e quantidade, no momento certo.

É função essencial da logística, adequar, realizar e otimizar corretamente os fluxos de materiais e informações, bem como a acúracia de estoques, produtos e controle 4

de custos, visando satisfazer as necessidades dos clientes, entregando o produto certo, na quantidade certa, ao menor custo possível, e no momento que desejar.

Segundo(Carvalho, 2002, p. 31).

“A Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.”

Para Bowersox eCloss(2001,p.20):

“Logistica é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem, até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades do cliente.”

2.1 Origem da Logística

Para entendermos a logística, é necessário buscarmos a origem e o significado dessapalavra. Alguns historiadores afirmam que vem do grego “Logos” que remete a razão, pensar, calcular e analisar. Já outros dizem que logística vem do francês “logistique” oriundo de “loger” que significa alojar, termo este voltado para a arte da guerra cujo o objetivo era planejar, movimentar e distribuir armamentos, suprimentos, para o exercito.

5

2.2 Evolução da Logística

A evolução dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controle de estoques auxiliado pela previsão de demanda
  • Métodos para Previsão de Demanda em Estoque
  • PREVISÃO DE DEMANDA E CONTROLE DE ESTOQUE: ABORDAGEM SEMIESTRUTURADA A UMA EMPRESA PANIFICADORA
  • Previsão de demanda
  • Previsão de demanda
  • Previsão de demanda
  • Previsão de demanda
  • Previsão da demanda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!