Previdencia social

Páginas: 13 (3209 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2014
















Tema: “Histórico da Previdência Social no Brasil, direitos presidenciais atuais.”

























Sumário
Introdução...................................................................................... 1
Desenvolvimento........................................................................... 2Conclusão...................................................................................... 3
Referências Bibliograficas............................................................. 4
















1–INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo proporcionar os alunos do 6° semestre de serviço social, o conhecimento acerca da Política de Seguridade Social, em especial da Previdência Social no Brasila partir da Constituição Federal do Brasil de 1988, da Lei Orgânica da Previdência Social e demais normativas.
Falaremos sobre as mudanças na previdência, sobre o regime geral da previdência social, direitos, desafios e concepção de benefícios.
Abordaremos também a importância das temáticas estudadas nesse semestre para o exercício da nossa profissão.
Portanto, finalizaremos com uma breveconsiderações finais no intuito de enfatizar a importância da temática, o serviço social frente a este fenômeno, bem como a relevância para acadêmico de serviço social.



















2-DESENVOLVIMENTO

A política de seguridade social surgui pela origem do trabalho assalariado que se ampliou àpartir do segundo pós-gerra, como meio de prover proteção social a todos os trabalhadores, reivindicando os direitos socias. A trajetória da política de previdência social teve carcterísticas básicas construtivas entre a força de trabalho e a incorporação de direitos sociais, universalização de cobertura e ampliação de benefícios e serviços.
A política de proteção social é colocada como açãoassistencial para quem não pode prover suas necessidades básicas, como a alimentação, tratamento de saúde, invalidez, entre outros.
A seguridade se deu na Inglaterra em 1.601 com a “lei dos pobres”, posteriormente surgiram outras formas de seguros sociais, como eram considerados antes de denominar seguridade social, termo usado no Brasil.
Entretanto, o marco inicial da Previdência Social no Brasil sedeu com a Lei Eloy Chaves, como ficou conhecida, que determina a implatação das Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs). Essas caixas eram organizadas por empresas, sendo mantidas e geridas pelos patrões e empregados. Seu surgimento obedeceu também a mesma lógica: somente as empresas estratégicas para a economia nacional é que conseguiram fundar suas caixas. As primeiras foram as dostrabalhadores das companhias de via férrea, estendendo-se ainda na década de 20, aos marítimos e portuários, que se efetivou no período hitórico da velha República.
Uma espécie de seguro social, ou seja, só tinha direito aquele que pagava a contribuição estipulada, que garantiria certos benefícios como aposentadoria e principalmente a assistência médica. Eram mantidos por empresas ainda não se configuravamcomo iniciativas do Estado, embora os presidentes dessas Caixas fossem nomeados pelo Presidente da República; um claro interesse do governo na manutenção desse sistema, eram supervisionadas pelo governo e financiadas pelos empregados.
A CAPs teve fim nessa década devido a crise econômica que ocorreu nesse período, no setor de exportação cafeeira. Com isso, ascenderam as indústrias marcadas portrabalhadores urbanos assalariados que artuculados reinvidicavam melhores condições de vida. No período do governo de Getúlio Vargas originou a Política Previdenciária como Política Pública. A partir de 1930, com a criação do Ministério do Trabalho Indústria e Comércio, a previdência se consolidou no país.
Foram criados os Institutos de aposentadorias e Penções (IAPs), no qual o Estado já...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Previdência social
  • Previdência social
  • A Previdência Social
  • previdência social
  • Previdência Social
  • Previdencia social
  • Previdencia social
  • Previdência social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!