pretigio e poder como a forma de controle e subordinação no período colonial

560 palavras 3 páginas
PRESTÍGIO E PODER COMO FORMA DE CONTROLE E SUBORDINAÇÃO NO PERÍODO COLONIAL

Há em toda sociedade, e em toda área humana, indivíduos que se destacam dos demais, uns por dons outros por superioridade. No nosso caso esses indivíduos se destacam por superioridade que compõe a minorias dominantes, do restante da população dominada, e que tem o conceito de elite. Essa elite é formada por indivíduos que tem têm maior riqueza, influência e poder político.
A elite baiana tem sua formação no Recôncavo baiano, pois havia uma organização social baseada na hierarquia, poder, prestígio, e na cor da pele, onde berço e fortuna e a educação dava o suporte para essa elite. A elite tinha como membro fazendeiros, dono de engenho comerciante, oficial e magistrado.
Ângelo Muniz da Silva Ferraz é filho de um fazendeiro, é um nobre afurtunado que fez parte do cenário político baiano, estudou direito, começou sua carreira como promotor público foi juiz, desembarcador, deputado, ministro das financias, inspetor geral da alfandega senador ministro das guerras e como recompensa foi agraciado com o titulo de barrão de Uruguaiana, morreu em janeiro der 1867 depois de 15 messes ao receber seu titulo.
E quando Ângelo Muniz da Silva recebeu de D. Pedro o titulo de nobreza, pelos seus serviços prestados a pátria, os generais Coffarel e Andrau, foram acusado de vender títulos e condecorações, pois esse título era dado as pessoas que prestasse serviços á pátria, em vez disso ambos vendia para quem tinha dinheiro e não tinha título, se apropriando de seu cargo para se beneficiar.
Para Isnara Ivo a elite do sertão baiano tem sua formação social baseada no núcleo familiar. Sendo composta por grande latifundiário, que com seu poder econômico e politico controlava o sertão Baiano, atreveis de suas relações de parentesco, interferia em quase toda a vida social do sertão, Tanto no público como no privado, havendo um controle por parte dessa elite mantendo todos no cabresto, pois estavam todos

Relacionados