Pressão atemosferica

1775 palavras 8 páginas
O QUE É PRESSÃO ATMOSFERICA E COMO ELA SE COMPORTA EM RELAÇÃO Á ALTITUDE?
Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.

COMO TORRICELLI VERIFICOU A PRESSÃO ATMOSFERICA E A QUE CONCLUSÃO CHEGOU
Pressão Atmosférica e a Experiência de Torricelli.
O físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) realizou uma experiência para determinar a pressão atmosférica ao nível do mar. Ele utilizou um tubo de 1 m de comprimento, cheio de mercúrio (Hg) e com a extremidade tampada. Depois, colocou o tubo, em pé com a extremidade tampada para baixo, dentro de um recipiente que também continha mercúrio. Torricelli observou que, após destampar o tubo, o nível do mercúrio desceu e estabilizou-se na posição correspondente a 76 cm, restando o vácuo na parte vaziado tubo.

Na figura, as pressões nos pontos A e B são iguais. A pressão no ponto A corresponde à pressão da coluna de mercúrio dentro do tubo, e a pressão no ponto B corresponde à pressão atmosférica ao nível do mar: pB = pA -> pATM = pcoluna (Hg)

Como a coluna de mercúrio que equilibra a pressão atmosférica é de 76 cm, dizemos que a pressão atmosférica ao nível do mar equivale à pressão de uma coluna de mercúrio de 76 cm. Lembrando que a pressão de uma coluna de líquido é dada por dgh (g = 9,8 m/s2), temos no Sistema internacional: pATM ≈ 76cmHg = 760mmHg = 1,01x105 Pa pressão atmosférica é de 760mmHg ao nível do mar. A maior pressão atmosférica é obtida ao nível do mar (altitude nula). Para qualquer outro ponto acima do nível do mar, a pressão atmosférica é menor.

QUAIS SÃO OS EFEITOS DA PRESSÃO ATMOSFERICA NOS SERES HUMANOS, QUANDO OS MESMO MUNDAM DE ALTITUDE?

A variação da pressão atmosférica está ligada à força da

Relacionados

  • Qualidade da água para consumo humano e animal em areia, pb
    13058 palavras | 53 páginas