Preparo de curvas anal ticas ANALISE INSTRUMENTAL LABORATORIO

1579 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
CAMPUS ALTO PARAOPEBA – CAP

ANÁLISE INSTRUMENTAL EXPERIMENTAL APLICADA À ENGENHARIA DE
BIOPROCESSOS

Roteiro de aula prática
Preparo de curvas analíticas

Professor: Vagner Fernandes Knupp

OURO BRANCO - MG
1o Semestre de 2012

INTRODUÇÃO:

Várias são as técnicas de quantificação de analitos, dentre elas pode-se destacar a padronização externa, a padronização interna e a adição de padrão. Na padronização externa, curva analítica ou curva de calibração é o nome dado à relação matemática obtida entre as concentrações dos padrões empregados e as respectivas respostas analíticas medidas. Para sua obtenção, utilizam-se soluções de concentrações conhecidas
(geralmente o mínimo de cinco concentrações diferentes) e mede-se a resposta analítica, traçando-se um gráfico com a relação entre estes valores. No eixo x deste gráfico colocamse as concentrações conhecidas e no eixo y as respectivas respostas. Se o gráfico obtido representa uma reta torna-se mais fácil obter os parâmetros desta correlação, por regressão linear, e definir uma equação matemática que descreva o relacionamento entre x e y, encontrando os coeficientes angular (a) e linear (b). Os coeficientes da reta y = ax + b, são calculados com a regressão linear e são utilizados para calcular a concentração de soluções desconhecidas que apresentam uma resposta analítica obtida da mesma forma que as soluções conhecidas. O mesmo nome, curva analítica, também é usado para as relações obtidas nos métodos de padronização interna e adição de padrão.
Uma das maneiras de verificar a qualidade da regressão linear e assim da reta obtida é utilizar o valor de coeficiente de correlação (r). Quanto mais próximo a 1 for o coeficiente de correlação, melhor é a reta. Entretanto, essa não é a maneira mais confiável de verificar a linearidade dos dados.

OBJETIVO:

Preparar curvas analíticas por diferentes métodos e comparar o resultado obtido entre eles através de tratamentos matemáticos.

2

Relacionados

  • História da psicologia moderna (livro)
    222582 palavras | 891 páginas
  • Conteudos de psicologia
    222587 palavras | 891 páginas