PRECURSORES DA TEORIA ECON MICA

1736 palavras 7 páginas
PRECURSORES DA TEORIA ECONÔMICA

1. Introdução
Há um consenso de que a teoria econômica, de forma sistematizada, iniciou-se com a publicação da obra de Adam Smith, “A riqueza das noções” em 1776. Na Grécia Antiga, as primeiras referências conhecidas à Economia, aparecem no trabalho de Aristóteles, que aparentemente foi quem cunhou o termo economia em seus estudos sobre a administração privada e sobre finanças públicas.
A partir do século XVI observa-se o nascimento da primeira escola econômica: o mercantilismo. Considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos.
Com isso a política mercantilista acabou estimulando guerras, exacerbou o nacionalismo e manteve a poderosa e constante presença do Estado em assuntos econômicos.

2. Antiguidade
As primeiras referências de economia apareceram no trabalho de Aristóteles, na antiga Grécia, ele fazia estudos sobre aspectos de administração privada e sobre finanças públicas. Nos estudos de Platão e de Xenofonte, foi no ultimo que ganhou o termo economia no sentido de gestão e bens particulares.

3. Mercantilismo
A primeira escola econômica surgiu no século XVI e nela continham alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas. A política mercantilista acabou estimulando guerras, exacerbou o nacionalismo e manteve a poderosa e constante presença do Estado em assuntos econômicos.
Conjunto de ideias e práticas econômicas que floresceram na Europa, entre 1450 e 1750. Uma tríplice transformação: de ordem intelectual, política e geográfica assinala, na aurora desse período, o início dos tempos modernos.
Mercantilismo são a teoria e prática econômica que defendiam, do século XVI a meados do XVII, o fortalecimento do estado por meio da posse de metais preciosos, do controle governamental da economia e da expansão comercial. Os principais promotores do mercantilismo, como Thomas Mun na Grã-Bretanha, Jean-Baptiste Colbert na França e Antônio

Relacionados