Preconceito

Páginas: 8 (1921 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
O que é o preconceito?
Antes de começarmos a falar sobre o preconceito linguístico temos que saber o que é preconceito, o que ele faz e porque ele ocorre.

Preconceito é uma ideia ou conceito preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos", e costuma indicar desconhecimento pejorativo dealguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.
De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada estereótipo. Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação.
Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro.Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja, ele tem uma base irracional e por isso é difícil fazer qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocinio.


                                                      Cartaz de campanha contra o preconceito
Postado por Apoema Nenhum comentário:
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar noTwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
Tipos de preconceito
agora que já sabemos o que é preconceito vamos ver alguns dos seus tipos:


PRECONCEITO RACIAL
O racismo é o pensamento que dá grande importância a noção de que existem raças humanas distintas e superiores umas às outras. Ele não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função évalorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, a crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade. Nos dias atuais as pessoas que mais sofrem esse preconceito são os negros.

   campanha contra o racismo

HOMOFOBIA 
É um termo criado para expressar oódio, aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais ou homossexualidade. Alguns estudiosos mostram que os homofóbicos vêem a necessidade de uma reafirmação dos papeis tradicionais do homem e da mulher, considerando o homossexual alguém que falha no desempenho desse papel.

bandeira que representa o "orgulho gay".

PRECONCEITO SOCIAL
É uma forma de preconceito a determinadas classessociais, sendo um juízo desfavorável em relação a vários objetos sociais, que podem ser pessoas ou culturas. O preconceito social também existe quando julgamos as pessoas por atitudes e logo enfatizamos que a mesma só a teve a atitude por ser de certa classe social,ou seja se a pessoa tem uma boa condição financeira ela não vai sofrer nenhum tipo de preconceito social,seria mais fácil ela terpreconceito para com as outras pessoas.


Ilustração representando as diferenças sociais

Postado por Apoema Nenhum comentário:
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
O preconceito linguístico
Além dos tipos de preconceito já vistos temos o preconceito linguístico, que será o mais abordado nesse blog. Eu dividi esse tema em cincopontos, são eles:
O que é?
Origem
Consequências
Preconceito no Brasil
Formas de combate



Postado por Apoema Nenhum comentário:
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
O que é o preconceito linguistico e sua origem.
O que é?
O preconceito linguístico nada mais é do que um preconceito social que distingue e separa classes sociais,estigmatizando ou prestigiando falantes da língua portuguesa brasileira.
É importante sabermos alguns conceitos sobre a língua:

- O preconceito linguístico é uma forma de preconceito a determinadas variedades linguísticas.
-  Para a linguística os chamados erros gramaticais não existem nas linguas naturais.
- A língua falada e língua escrita são coisas totalmente diferentes.


Origem
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preconceito
  • Preconceito
  • Preconceito
  • Preconceito
  • PRECONCEITO
  • Preconceito
  • PRECONCEITOS
  • preconceito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!