valores eticos

Páginas: 5 (1236 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Introdução

Observa-se, hoje em dia, uma grande confusão em torno do assunto. Muito é falado e comentado, porém, pouco é realmente entendido e praticado. Temos vivido uma época em que a prática da moral e da ética não são prioridade, apesar de toda a aparência de bondade e discurso de altruísmo que se tem visto. Algo não muito diferente de outras épocas, pelo que nos demonstra a história dahumanidade. Sem moral, a convivência é impossível. Sem ética, é infeliz e lamentável. Diz-se que quem age moralmente faz o mínimo e não tem mérito, mas quem não age moralmente deixa de fazer o mínimo e tem culpa (por isso pode ser punido. Por outro lado, quem age eticamente faz o máximo e tem mérito, mas quem não age eticamente apenas faz menos que o máximo e deixa de ter mérito, mas sem ter culpa.Os valores éticos e morais
A vida impõe decisões às pessoas o tempo todo, e as pessoas as tomam de acordo com seus valores considerando as particularidades de cada situação. Valores são quaisquer aspectos da decisão que sejam considerados desejáveis, indesejáveis, relevantes e importantes como: ser preferido, desejável, agradável, promissor, seguro, emocionante, justo, bom, correto, fácil,incerto, etc.
Nossos sistemas de cognição moral e de valores evoluíram ao longo de milhões de anos para nos proporcionar uma maior aptidão de sobrevivência, sucesso reprodutivo e social, nos permitindo adquirir critérios para avaliar opções e comportamentos próprios e alheios, considerando seu valor provável, sua aprovação e reprovação social, suas vantagens, custos e riscos potenciais.

Aspessoas adquirem e mudam estes valores ao longo da vida, em parte por sua constituição biológica, em parte por experiência pessoal, em parte por educação, imitação e outras influências sociais. Valores sociais surgiram ao longo da história da sociedade e se difundiram devido a movimentos sociais, intelectuais, econômicos, políticos, religiosos, artísticos, etc. As culturas contêm assim uma grandemistura de valores de fontes diversas, que são de alguma forma compatibilizados pelo juízo de cada um.

A conduta espontânea, orientada por sentimentos, impulsos e intuições, é por vezes insatisfatória por ser incoerente, impulsiva ou muito sensível ao meio, de maneira que geralmente é complementada por um sistema mais estruturado de valores.

Isto constitui a moral individual, o sistema deavaliação, julgamento e tomada de decisões, que determina sua conduta no mundo fazendo opções que influenciarão o futuro do indivíduo e das pessoas a sua volta. As pessoas muitas vezes dão muita importância para alguns de seus valores e acreditam firmemente que são corretos, enquanto outras vezes os questionam ou tem dúvidas sobre o que é mais importante e melhor.

Enquanto esta moral mista e a condutaespontânea sejam suficientes para lidar com a maior parte das situações, as pessoas ocasionalmente se deparam com situações difíceis em que tem de escolher entre várias coisas com que se importam e não sabem como priorizá-las, ou ainda, se sentem desorientadas sem saber decidir que valores são mais importantes em suas vidas e como agir em relação a eles.

A Ética
Ao longo dos séculos muitosfilósofos e pensadores se propuseram a pensar o que é melhor, como devemos tomar nossas decisões morais, que critérios são válidos e inválidos, etc. e chegaram a diversas propostas diferentes, ou teorias éticas, sobre qual é o comportamento moral correto e seu porquê.

Valores Morais
O critério e a escolha que for feita para os valores de cada pessoa tem a importância de determinar o rumo individuale sua influência no da sociedade. Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir disso reproduzimos os valores impostos pela sociedade. Antes de mais nada, valor moral pode ser definido como "respeito à vida", não apenas a vida individual mas sim a vida coletiva, já que vivemos coletivamente, dependendo uns dos outros.
A última pesquisa de IVH (Índice de Valor Humano)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • valores eticos
  • Valores eticos
  • Valores éticos
  • os valores eticos
  • A conciêntização aos valores morais e éticos
  • Valores Éticos e Morais
  • Valores eticos e morais
  • VALORES HUMANOS ÉTICOS E CRISTÃOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!