PRECIPITADOR ELETROSTÁTICO NA REMOÇÃO DE NANOPARTICULAS

1382 palavras 6 páginas
PRECIPITADOR ELETROSTÁTICO APLICADO A REMOÇÃO DE NANOPARTÍCULAS

Prof.: Assinatura:

4° Semestre – Matutino

1. OBJETIVO: Mostrar, sob a ótica sustentável, a utilização do precipitador eletrostático no controle ambiental, operando como equipamento removedor de material particulado, indicando sua importância em perspectivas futuras para desenvolvimentos nanotecnológicos, evidenciando a sua eficácia quando destinado à proteção da saúde humana.

2. DESCRIÇÃO RESUMIDA

2.1 MOTIVAÇÃO: A nanociência está cada vez mais implementada em áreas de pesquisa voltada a diversos setores tecnológicos, visando o controle da matéria em escala nanometrica. A perspectiva de produzir moléculas de materiais para substituição dos tradicionais esta trazendo grandes impactos a positivos para tecnologia, mas também negativos, pois consequentemente essas nanoparticulas estarão presentes nos efluentes gerados e pouco se sabe sobre os efeitos do lançamento de materiais particulados no meio ambiente.
A presença desses aerossóis, gases que contem uma suspensão de matérias sólidas ou líquidas, na atmosfera oferecem sérios riscos a saúde humana por se tratarem de partículas muito finas que se difundem rapidamente em aguas e solos e sua capacidade de passar do sistema respiratório ao sangue e depois aos outros órgãos são desconhecidas. Um outro fator preocupante é a presença de óxidos de enxofre e nitrogênio que em contato com o hidrogênio na atmosfera em forma de vapor, formam ácidos e precipitam na forma de chuva acida bastante nociva ao meio ambiente, e podem ser transportadas através do vento.
Com o intuito de minimizar o índice de poluentes em nossa atmosfera cresce a necessidade de soluções eficazes para o problema, e uma delas é o uso de precipitadores eletrostáticos, qualificado para manter uma qualidade do ar satisfatória as necessidades ambientais e humanas, com eficiência de coleta acima

Relacionados