praticas integradas

Páginas: 6 (1310 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014


UNIVERSIDADE NILTON LINS









EGENHARIA CIVIL

HGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO VII









Manaus – AM
Agosto 2013

UNIVERSIDADE NILTON LINS




EDICLELSON DE SOUSA PORTELA 10005066
HELCIO CAVALCANTE BARBOSA
ALAN CARLOS FERNANDES DE FREITASQUESTIONÁRIO DE HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO









Pesquisa em campo referente a nota parcial para a 1º (primeira) avaliação, na área de engenharia, ministrada pelo Prof.Guilherme Besse .





Manaus – AM
Agosto 2013

1. Explique por que o uso do conceito legal dificulta a elaboração de ações de caráter preventivo.
O conceito legal dificulta a elaboração de açõesde caráter preventivo, porque não aponta as causas nem define o fenômeno pela sua consequência, tornando assim impossível fazer a prevenção. Além disso, a lei somente considera evento acidente se a vítima for um trabalhador formalmente empregado. E outra limitação consiste em somente considerar os eventos que geram lesões que incapacitam ou matam o trabalhador.
2. Faça uma análise de sua situaçãode trabalho atual ou de uma situação próxima a você. Identifique os fatores presentes neste local que possam contribuir para a ocorrência de acidentes. Caso esses eventos possam ocorrer, que consequências acarretariam para o trabalhador e para a organização?
Em meu ambiente de trabalho atual, me deparei com uma situação de risco. Que é o trabalho em altura utilizando uma plataforma elevatório,sem o talabarte. O que nos mostra uma situação de risco. Porque qualquer que seja o erro, pode acarretar em uma queda, de uma altura, podendo haver um acidente fatal. Consequências para o trabalhador podem ser várias, da menor a maior. Como apenas um acidente com arranhão, como uma fratura, impossibilitando de trabalhar temporariamente ou para sempre. E para a empresa, nesse caso, seria isenta dequalquer  que seja as consequências, pois atendendo aos requisitos do técnico em segurança no trabalho e do Sindicato, muniu seu empregado com todos os equipamentos necessários para aquele trabalho, sento de total falta de responsabilidade do empregado, o não uso dos EPIs.
 



3. Pesquise e identifique métodos de identificação e avaliação de riscos. Identifique 5 riscos de acidente(mecânicos, físicos, químicos, biológicos e ergonômicos) em sua residência.

Para a maioria das empresas, especialmente as pequenas e medias empresas, uma abordagem direta dividida em cinco etapas, tal como a seguir apresentada, deverá funcionar bem.
Etapa 01 : identificação dos perigos e das pessoas em risco:
Analise dos aspectos do trabalho que podem causar danos, e identificar dos trabalhadores quepodem estar expostos ao perigo.
Etapa 02: avaliação e priorização dos riscos : apreciação dos riscos existentes classificação desses riscos por ordem de importância.
Etapa 03: decisão sobre medidas preventivas : identificação das medidas adequadas para eliminar ou controlar os riscos.
Etapa 04: adoção de medidas : aplicação das medidas de prevenção e de proteção através da elaboração de um planode prioridades.
Etapa 05 : acompanhamento de medidas : avaliação deve ser revista regularmente para assegurar que se mantenha atualizada.
Risco que pode ocorrer em minha residência :
Mecânico :
Riscos em minha residência:
1. mecânico: iluminação inadequada.
2. Físico: Ruídos e vibrações
3. Biológico: Vírus, bactérias e parasitas
4. Ergonômicos: ritmo de trabalho intenso
5. Químico:produtos químicos diversos.



4. Cite os requisitos da OHSAS 18001:2007. Discorra sobre sua aplicação no contexto do ciclo PDCA
A OHSAS 18001:2007 é a versão mais atual da norma de Sistemas de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho, muito aplicada no mundo e também no Brasil.  A OHSAS 18001, estabelece os requisitos para um Sistema de Gestão de SST.  Com ele você irá estabelecer uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pratica integrada
  • Práticas integradas
  • praticas integradas
  • Práticas integradas
  • Laboratório de práticas integradas
  • Pratica Supervisionada Integrada
  • trabalho de práticas integradas
  • Laboratorio de práticas integradas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!