Pratica Semantica e Pragmantica

310 palavras 2 páginas
SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA
Segundo leituras vemos a afirmação quanto a semântica e pragmática explicando que se tratam de disciplinas da lingüística que têm como objeto o estudo da significação, do sentido na linguagem, onde a análise é feita de uma frase como um todo (e frase num sentido geral, tal como usada na linguagem cotidiana). Deve-se, então, saber como os elementos da frase significam e, assim, constituem o seu sentido.
A Primeira maneira de considerar a significação constitui-se da relação entre elementos lingüísticos. Palavras são relacionadas pela significação.
A segunda maneira considera a relação entre elementos lingüísticos e o mundo, sendo chamada, portanto, de Referencialista.
A terceira maneira de tratar a significação considera-a como aquilo que uma pessoa comunica à outra quando fala. Desta forma, a intenção do sujeito que fala (o locutor) é o fundamento do conceito de significação.
A quarta maneira considera que o sentido de uma frase é resultado do sentido que as palavras têm na língua e que se atualiza segundo as condições do funcionamento da língua no momento em que ela é posta em funcionamento pelo locutor.
A quinta maneira entende a significação pela relação do funcionamento da língua com suas questões sócio-históricas.

Plano de Aula

Leitura do Texto acima indicado, junto a explicação no quadro.

RESPONDA:

1) EXPLIQUE DO QUE SE TRATA SÊMANTICA E PRAGMÁTICA
2) A ANÁLISE DESTE ESTUDO É FEITA: a)por palavras separadas b) por frase mas separando palavras c) de uma frase como um todo

3) DO QUE SE TRATA A MANEIRA REFERENCIALISTA?
4) EXPLIQUE DE MANEIRA BREVE, COMO A SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA PODEM AJUDAR A VOCÊN DE MANEIRA PRÁTICA NO SEU COTIDIANO.

Relacionados