pratica de proteinas

Páginas: 3 (583 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: PROTEINAS

INTRODUÇÃO

São os constituintes básicos da vida. As proteínas são as moléculas orgânicas abundantes e importantes nas células e constituem cerca 50% ou maisde seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes deproteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa através das proteínas.
Elas pertencem à classe dos peptídeos,pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido,através da formação de uma amida, como esta apresentada abaixo:

São as proteínas que agem como agentes estruturais das células, catalisadoras de funções biológicas, proteínas de armazenamento,motilidade, proteínas reguladoras e proteínas de defesa do organismo, como os anticorpos, o fibrinogênio e a trombina.

OBJETIVOS

Verificar nos alimentos qual tinha maior concentração de proteínasque atendem as necessidades alimentares diárias.

M ATERIAIS E MÉTODOS

Foi utilizado 09 tubos de ensaios para preparação dos compostos a serem analisados em laboratório( clara de ovo, complexoprotéico,leite, álcool, mel, refrigerante, suco de caixinha, gelatina e maisena) reagente de biureto, conta gotas.

PROCEDIMENTOS

Primeiramente rotulamos cada tubo de ensaio com numero e nome domaterial a ser analisado, em seguida colocamos cerca de 1 ml( correspondente ao tamanho do tubo de ensaio) de cada produto no numero e nome equivalente, e anotamos a cor de cada um. Em seguida colocamosaproximadamente 1 a 2 ml de reagente de biureto em cada tudo de ensaio , homogeneizamos bastante e observamos a reação de cor de cada ingrediente.

RESULTADOS

Segue abaixo tabela com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AULA PRÁTICA DA PROTEINA
  • Aula pratica de proteinas
  • Aula pratica sobre proteinas
  • PRÁTICA DE DETERMINAÇÃO DE URÉIA E PROTEÍNAS TOTAIS
  • PRÁTICA 03: IDENTIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS, GLICÍDEOS E LIPÍDEOS NOS ALIMENTOS
  • Relatorio pratica bioquimica caracterização das proteinas e reação da ninidrina
  • Pratica 1 Protocolo proteinas e pH 2015
  • Aula prática de bioquimica ii

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!