Pratica 3 Eme017 Contra Balan O

772 palavras 4 páginas
Universidade Federal de Itajubá
Campus Itabira

Pratica 3: Válvula de Contrabalanço

Disciplina: EME017– Hidropneumática.
Prof. José Carlos de Lacerda.
Alunos:
Anna Beraldi de Abreu______________________________________________20898
André Acerbi Belo Lovo_____________________________________________27567
Luís Otávio Ebissuy Martinez_________________________________________21530

Itabira, 12 de maio de 2014.
Sumário
1. Revisão Bibliográfica 3
2. Experimento e Resultados 4
3. Discussão dos Resultados 6
4. Referências Bibliográficas 7

1. Revisão Bibliográfica
A válvula de contrabalanço, nada mais é, do que outra versão das válvulas de alivio e descarga de operação indireta. (Racine, 1981)
A contrabalanço se difere das válvulas anteriores em relação ao circuito e a exata função desejada, mas possui igual funcionamento. As diferenças são apresentadas abaixo:
Dreno: deve ser utilizado o dreno externo devido as elevadas contrapressões da linha ajusante da válvula, que impossibilitam o uso do dreno interno.

Piloto: deve ser utilizado um tipo de piloto em função da aplicação necessária. O piloto externo é utilizado quando a função da válvula é apenas garantir a permanência de um grande peso morto superior ao cilindro e a sua descida não necessita ser controlada. Nesse caso, a regulagem da contrabalança deve ser a mínima possível a fim de evitar que o movimento descendente do peso seja feito de forma irregular (Racine 1981). Já o piloto interno, é usado para controlar o movimento descendente e manter o peso em posição elevada.
Sua montagem deve ser de forma que haja um acréscimo de pressão por uma fonte controlada do sistema e então haja fluxo, ao invés de permitir que ocorra um fluxo indesejado que pode ser causado, por exemplo, por um peso na vertical que gera uma carga.
Esse tipo de válvula em um circuito pneumático fornece mais segurança aos trabalhadores, de forma que os protege de elementos que possam ser acionados sem ação direta humana.

2.

Relacionados