Atua O Dos Profissionais De Fisioterapia Intensiva E De Fisioterapia Oncol Gica

332 palavras 2 páginas
Atuação dos profissionais de Fisioterapia Intensiva e de Fisioterapia Oncológica

A nomenclatura Fisioterapia em Terapia Intensiva não só retrata o local onde o profissional atua como também caracteriza o perfil dos pacientes que serão atendidos (pacientes críticos), além da definição dos conhecimentos específicos necessários para o atendimento desses pacientes.
A fisioterapia aplicada às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é variável, porém, na grande maioria das UTIs o fisioterapeuta é responsável por preservar a funcionalidade do paciente por meio da prevenção e tratamento de alterações osteomioarticulares e de complicações respiratórias, e também pela monitorização da mecânica respiratória e de trocas gasosas, técnicas de simplificação da remoção de secreções pulmonares, técnicas de reexpansão pulmonar, técnicas de treinamento muscular, manutenção da ventilação invasiva e não invasiva, exercícios respiratórios e músculo-esqueléticos, desmame e extubação. Além da particularidade do atendimento, o fisioterapeuta intensivista é componente ativo de uma equipe multidisciplinar. Para Menezes (2011, p. 52):
A atuação com pacientes de alta complexidade faz com que exista uma exigência pela efetividade de condutas, necessidade premente de controlar riscos ao paciente, conhecimento da complexidade do ambiente e de um tratamento integral (cardiorrespiratório e neuromusculoesquelético) exigindo assim, a criação da especialidade: a Fisioterapia em Terapia Intensiva.

Referências:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA. Atuação do Fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Disponível em: <http://www.assobrafir.com.br/pagina.asp?area=87&secao=90>. Acesso em: 07 abril 2015.
MENEZES, Sara. Fisioterapia em Terapia Intensiva: uma nova denominação para uma antiga especialidade. Assobrafir Ciência, v. 2, n. 2, p. 49-53, dez. 2011.

Para botar nos slides

O termo Fisioterapia em

Relacionados

  • estudante
    63920 palavras | 256 páginas