PRATICA 05 Lei de Ohm

Páginas: 6 (1305 palavras) Publicado: 24 de maio de 2015

Universidade Federal Rural do Simi - Árido
Campus Pau dos Ferros
Bacharelado em Ciências e Tecnologia







Prática 05
Lei de Ohm






Cyntia Karla Morais Moreira
Carlos Eduardo
Francisco Gomes








Pau dos Ferros / RN
Abril – 2015

SUMÁRIO

1. OBJETIVO 04
2. REFERENCIAL TEORICO 04
2.1 A LEI DEOHM.............................................................................................................04
2.2 RESISTORES................................................................................................................05
2.3 LEIS DE OHM E RESITORES.....................................................................................06
3. MATERIAIS E MÉTODOS 07
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 07
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS













RESUMO

O experimento buscacomprovar o que diz a Lei de Ohm onde o mesmo verificou experimentalmente que existem resistores nos quais a variação da corrente elétrica é proporcional à variação da diferença de potencial. E a prática tem como objetivo determinar a resistência de um material como também fazer relação com a diferença de potencias, pois com o conhecimento adquirido sabemos que os resistores são peças utilizadaspara converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, eles dissipam energia e limitam a quantidade corrente elétrica em um circuito, existem resistores padrões onde apresenta uma tabela de cores onde os mesmos identificam suas resistências. E com a prática realizada pode-se comprovar o que afirma a lei de Ohm, e outras teorias vista na sala de aula.





















1. OBJETIVO
Arealização desta prática tem como objetivo demostrar experimentalmente a Lei de Ohm, ou seja, determinar a resistência do material e fazer relação com diferença de potencial e corrente, com os resultados obtidos construir um gráfico e calcular o erro de estimativa.

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO

2.1 A LEI DE OHM
George Simon Ohm foi um físico alemão que viveu entre os anos de 1789 e 1854 e verificouexperimentalmente que existem resistores nos quais a variação da corrente elétrica é proporcional à variação da diferença de potencial (ddp). Simon realizou inúmeras experiências com diversos tipos de condutores, aplicando sobre eles várias intensidades de voltagens, contudo, percebeu que nos metais, principalmente, a relação entre a corrente elétrica e a diferença de potencial se mantinha sempreconstante. Dessa forma, elaborou uma relação matemática que diz que a voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre, matematicamente fica escrita do seguinte modo: V = R.i onde V é a diferença de potencial, cuja unidade é o Volts (V); i é a corrente elétrica, cuja unidade é o Àmpere (A); R é a resistência elétrica, cuja unidade é o Ohm (Ω) [1].
Éimportante destacar que essa lei nem sempre é válida, ou seja, ela não se aplica a todos os resistores, pois depende do material que constitui o resistor. Quando ela é obedecida, o resistor é dito resistor ôhmico ou linear. A expressão matemática descrita por Simon vale para todos os tipos de condutores, tanto para aqueles que obedecem quanto para os que não obedecem a lei de Ohm. Fica claro que ocondutor que se submete a esta lei terá sempre o mesmo valor de resistência, não importando o valor da voltagem. E o condutor que não obedece, terá valores de resistência diferentes para cada valor de voltagem aplicada sobre ele [1].
A lei de ohm, descoberta e formulada por Georg Simon Ohm, relacionam as três grandezas elétricas principais e demonstra como elas estão intrinsecamente ligadas. Essadescoberta se deu por um experimento relativamente simples feito por Georg, por suas descobertas seu nome foi dado a essa lei da eletricidade [2].
Georg ligou uma fonte de tensão elétrica a um material, e percebeu que circulou uma corrente elétrica por esse circuito. Em seguida Georg variou essa tensão e percebeu uma corrente elétrica diferente. E desta forma para cada tensão aplicada uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Verificação prática da lei de ohm
  • Relatório prática lei de ohm
  • Física prática
  • Lei de ohm
  • Lei de ohm
  • leis de ohm
  • Lei de Ohm
  • Lei de ohm

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!