Relatoriolabelet

558 palavras 3 páginas
Experiência 01: LEI DE OHM
Laboratório de Eletricidade I
GRUPO 03
Alunos:

Resumo— Nesta primeira aula pudemos encontrar os valores nominais dos resistores a partir do código de cores e os valores medidos pelo multímetro. Pudemos também provar na prática a primeira Lei de Ohm, utilizando, além dos resistores e do multímetro, um protoboard e uma fonte de tensão de variável.
Palavras-chave: Lei de Ohm; Resistores; Tensão.
I. Introdução
A lei de Ohm foi desenvolvida pelo físico alemão George Simon Ohm (1787-1584). George Simon realizou inúmeras experiências com diversos tipos de condutores, aplicando sobre eles várias intensidades de voltagens. Assim, ele verificou experimentalmente que existem resistores nos quais a variação da corrente elétrica é proporcional à variação da diferença de potencial (ddp).
A importância de compreender essa lei e compreender sua utilização é enorme e é base para quase todos os outros estudos e aplicações da eletricidade.
A prática proporcionou aos alunos comprovar experimentalmente essa Lei, já estudada anteriormente.
II. Fundamentação teórica
A Primeira Lei de Ohm postula que um condutor ôhmico (resistência constante), mantido à temperatura constante, a intensidade (i) de corrente elétrica será proporcional à diferença de potencial (ddp) aplicada entre suas extremidades, ou seja, sua resistência elétrica é constante. É representada pela seguinte fórmula:
V=R∙i
Onde:
V – Diferença de Potencial (Ddp), cuja unidade é Volts (V)
R – Resistência, cuja unidade é Ohm (Ω) i – Corrente, cuja unidade é Ampere (A)

Essa relação pode ser mais facilmente entendida a partir do gráfico:

III. PROCEDIMENTO
Primeira Parte: Código de Cores e Medida de Resistencia A partir do código de cores encontrou-se o valor nominal dos 10 resistores (todos com o mesmo código de cores). O valor encontrado foi de 10∙103 Ω. Em seguida mediu-se com o ohmímetro o valor desses resistores, encontrando assim, os valores medidos. Anotou-se os valores na tabela 2.

Relacionados