Pr

Páginas: 3 (745 palavras) Publicado: 22 de março de 2015
Pré-Socráticos (Séc. VII – V a.C)
Período Naturalista pré-socrático, em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza.
O primeiro período do pensamento grego toma a denominaçãosubstancial de período naturalista, porque a nascente especulação dos filósofos é instintivamente voltada para o mundo exterior, julgando-se encontrar aí também o princípio unitário de todas as coisas
Osfilósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que estásujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade. Pelo modo de a encarar e resolver, classificam-se os filósofos que nele floresceram em quatro escolas: Escola Jônica; EscolaItálica; Escola Eleática; Escola Atomística. Os filósofos pré-socráticos eram:
-Tales de Mileto (624-548 a.C)
-Anaximandro de Mileto (611-547 a.C.)
-Anaxímenes de Mileto (588-524 a.C.)
-Heráclito de Éfeso-Zenão de Eléia
-Demócrito de Abdera
-Pitágoras de Samos (571-70 a.C)
Tales de Mileto – Água
Nasceu em Mileto, antiga colônia grega, atual Turquia. Foi fundador da escola Jônica, ele acreditava naexistência de um "princípio único". Afirmou que a água era origem de toda a existência, embora outros filósofos e seus discípulos não concordassem como Anaximandro e Anaxímenes.
Foi o primeiro filósofo aestudar astronomia e em suas observações sobre o sol e a lua, previu e explicou o eclipse solar, ao verificar que a lua era iluminada por ele.
São atribuídas a Tales de Mileto as descobertas daigualdade dos ângulos da base do triângulo isósceles e a demonstração do teorema.
Anaximandro de Mileto
foi discípulo de Tales. Assim como seu mestre, procurou compreender o princípio (arkhé) que originatoda a realidade. Porém, em suas investigações, não encontrou em nenhum elemento físico este princípio, mas no que chamou de ÁPEIRON.
Segundo Anaximandro, é a partir da transformação de cada coisa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pr
  • Pr
  • Pr
  • Pr E Pr Bi Ticos
  • Multiplos pr
  • Gest o na Era Pr
  • Pr Texto
  • Emergencista Pr

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!