Pr tica1 pronta

1671 palavras 7 páginas
Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSI Instituto de Biociências - IBio
Departamento de Ciências Naturais - DCN
Disciplina de Química Orgânica
Professora: Samira Portugal
Curso: Bacharelado em Ciências Ambientais
Aluno: Vittoria Chiara Di Blasi G. Pinto de Almeida
Turma: B N° da prática: 1

Prática realizada em: 16/03/2015

Título da Prática: Destilação simples da gasolina
Rio de Janeiro

Objetivos
Descobrir qual a maior fração hidrocarbônica e determinar a acidez do resíduo da destilação da gasolina.

Introdução
Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados unicamente por carbono e hidrogênio unidos tetraedricamente por ligação covalente assim como todos os compostos orgânicos. Os hidrocarbonetos são a chave principal da química orgânica, visto que são eles que fornecem as coordenadas principais para formação de novas cadeias e posteriormente para nomenclatura de outros compostos. Praticamente todos os alcanos ocorrem naturalmente no gás natural do petróleo, enquanto que os mais pesados, alcenos e alcinos são obtidos no processo de refinação.
A gasolina é um combustível fóssil produzida a partir do petróleo constituída basicamente por hidrocarbonetos voláteis de 4 a 12 átomos de carbono. Porém também possui compostos contento enxofre, oxigênio, metais e nitrogênio em baixas concentrações além de possuir uma faixa de destilação entra 30ºC e 220ºC sob pressão atmosférica.
A gasolina é altamente inflamável e muito utilizada como combustível para automóveis e motocicletas na forma comum ou aditivada.
Por se tratar de um combustível fóssil, a queima da gasolina provoca a emissão de gases poluentes e para a fiscalização da qualidade da gasolina, são utilizadas propriedades físico-químicas mais simples de medir, como a curva de destilação, densidade, volatilidade, pressão de vapor de Reid e índice antidetonante (IAD). Essas propriedades permitem a caracterização da

Relacionados

  • Crimes cometidos atraves do uso do computador:
    11221 palavras | 45 páginas