PR TICA 1 Qu Mica Inorg Nica

1876 palavras 8 páginas
PRÁTICA 1:
PRODUÇÃO DO ALÚMEN

Davi Silvério Leme 71106 Luiz Ricardo Olivetti Marchetto 69621

­­Professora: Marli Leite de Moraes

São José dos Campos, Abril de 2014 1. INTRODUÇÃO

O alumínio é um material leve, resistente e com número atômico igual a 13. e com uma importância enorme na vida humana. Ele é utilizado para inúmeras e variadas aplicações, como campo automobilístico, construção civil, equipamentos eletrônicos, metalurgia, e em setores relativamente mais palpáveis aos seres humanos, como os utensílios e cozinha e latinhas de refrigerante. Essa diversidade de aplicações faz com claro, o alumínio tenha um importante papel econômico, mas também social, pois devido a tamanha importância desse material e ao baixo custo da reciclagem do alumínio, muitas pessoas seguem envolvidas nessas atividades. Devido a alta afinidade do alumínio pelo oxigênio, ele não é encontrado na natureza isoladamente, estado mais conhecido como elementar. Ele é encontrado como íon Al3+, na forma combinada, em rochas e minerais[1].
Quando pensa-se em escala industrial, a bauxita é classificada como a principal matéria-prima para obtenção do alumínio. A bauxita, que é formada sobre aluminossilicatos, pela ação de intemperismos, ­ na verdade é uma mistura de alguns compostos, na qual os principais são os hidróxidos diaspório boehmita e o gibbsita, como é mostrado na figura abaixo.

Figura 1. Estrutura cristalina dos polimorfos do Al(OH)x
Por possuir a segunda maior reserva de bauxita do mundo, o Brasil possui um importante papel mundial em relação a produção do alumínio metálico e alumina, se classificando entre os maiores produtores mundiais desse minério. Já que por volta de 85% da produção total de bauxita é destinada a obtenção de alumina, para posteriormente gerar o alumínio metálico[1]. Abaixo segue a figura 2, em que mostra a relação entre as produções nacionais de bauxita, alumina e alumínio metálico no

Relacionados

  • COMPLEXOS DE COBALTO 28 08 2014
    821 palavras | 4 páginas
  • TCC final
    13354 palavras | 54 páginas
  • revolução francesa
    7162 palavras | 29 páginas
  • El dios en el cuerpo
    93719 palavras | 375 páginas