Práticas de letramento e alfabetização

Páginas: 6 (1414 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
1 INTRODUÇÃO

O estudo sobre o lugar dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, se faz muito importante e podemos constatar que são vários os autores que também concordam com esta afirmação, pois o “brincar” e o “jogar” tornam-se processos fundamentais para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança enquanto um ser social. Considerando os jogos e as brincadeiras infantis como umaferramenta ideal ao aprendizado, podemos dizer que é por meio deles que a criança constrói seu mundo, sua personalidade e a sua própria “sociedade”.
A criança que brinca, desenvolve suas capacidades motoras, linguísticas e cognitivas. É importante destacarmos seu valor na aplicação escolar, principalmente no que se diz respeito à Educação Infantil.
Autores como Heinkel (2000), Kishimoto (1993/ 2006),Oliveira (2007), Santos (1997/ 2000) e Vygotsky (1998) consideram o jogo importante para o desenvolvimento físico, social e intelectual da criança. Piaget (1970, apud SANTOS 2000) também segue esta linha de pensamento, considerando o jogo como uma atividade séria que nasce da vontade em que há um esforço e uma tarefa para se cumprir, por meio do jogo e da brincadeira, a criança aceita seguir umcódigo lúdico com um contrato social implícito. Os jogos e as brincadeiras infantis caracterizam a imagem da criança através do seu tempo histórico.
Kishimoto (2006) entende o jogo como um fato social, já que ele assume o sentido que cada sociedade lhe atribui. Isso porque em diferentes lugares e épocas, os jogos assumem diferentes significados, revestidos de conhecimento e cultura.
Para a autora,os jogos e as brincadeiras possuem duas principais funções: função lúdica e função educativa. Na função lúdica, os mesmos, proporcionam diversão e prazer, enquanto que na função educativa, proporcionam situações de ensino e aprendizagem, construção e reconstrução de conhecimento, além da apreensão do mundo exterior.
Vygotsky (1998), vê o ato de brincar como uma necessidade que a criança possui. Éa necessidade de se envolver com algo, criar e exercitar a sua imaginação.
Ao brincar a criança transfere o seu cotidiano para a brincadeira, buscando entender e compreender a realidade em que está inserida. A atividade lúdica permite a explicitação de valores, conceitos, sentimentos e vivência, a partir do envolvimento pessoal e sentimental dos participantes estimulando a socialização e aimaginação.
Os jogos e as brincadeiras são atividades que tem ação direta em todos os níveis de desenvolvimento humano: físico, moral, emocional, mental e espiritual. É através destes que o ser humano pode expressar livremente suas virtudes ou defeitos, habilidades ou dificuldades. É a principal forma que a criança encontra para expressar e agregar experiências estabelecendo assim, relações com o mundoem que vive, daí a importância de estudá-los e refletir sobre eles.
Dado isto, podemos afirmar que a utilização dos jogos e brincadeiras em sala de aula, na Educação Infantil, potencializa a exploração e a construção do conhecimento na criança, pois estimula a sua motivação interna bem como a sua imaginação de criar e recriar, produzir e reproduzir os conceitos apreendidos.
Frente a isto é quese deu a escolha do presente tema, pois acredita-se nos jogos e nas brincadeiras infantis como uma necessidade que todo ser humano possui, principalmente este quando criança, pois é nesta fase que ela precisa jogar, brincar e se divertir, já que é por meio de atividades lúdicas que a irá compreender e interagir com a sua realidade, fazendo uma incansável reconstrução de seus conceitos, podendoexpor suas opiniões e expressar seus sentimentos.
Diante do exposto, surge o problema central desta pesquisa: como os jogos e as brincadeiras podem auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil?
Busca-se compreender como os jogos e as brincadeiras podem contribuir para o processo de desenvolvimento das crianças, promovendo um melhor ensino e uma melhor aprendizagem para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Letramento e alfabetização na prática
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
  • Metodologia e pratica de alfabetização e letramento
  • Práticas de Letramento e Alfabetização
  • Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola
  • Letramento e alfabetização: uma prática pedagógica de qualidade
  • Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica.
  • Práticas de leitura: na perspectiva de alfabetização e letramento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!