PPMTP

4736 palavras 19 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

IH429 – MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA CIENTÍFICA

PROJETO DE PESQUISA
OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA INDÚSTRIA DE EXTRAÇÃO DE AREIA NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA

PESQUISADOR:
ANTÔNIO BORGES

SEROPÉDICA, RJ
JULHO/2015

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO 3
2 – JUSTIFICATIVA 4
3 – OBJETIVOS 5
4 – REFERENCIAL TEÓRICO 5
5 – METODOLOGIA 10
6 – CRONOGRAMA 13
7 – ORÇAMENTO 13
8 – BIBLIOGRAFIA 14

1 – INTRODUÇÃO

Desde suas origens, a tradição ocidental colocou a natureza à disposição do homem para que ele a subjugasse. Com raras exceções, é assim que ela aparece no Antigo e no Novo Testamento, no Corão, nos filósofos medievais e nos pensadores racionalistas dos séculos XVII e XVIII. É nas sociedades fundadas com a revolução industrial, porém, que o antagonismo homem-natureza se aprofunda e se define (VIEIRA, 1990). Neste quadro, apesar de ser essencial à vida humana e à economia de todas as regiões do planeta há permanentes ameaças ao ciclo hidrológico e à quantidade e qualidade de água (TUNDISI, 2003).
Diante desse contexto, águas subterrâneas desempenham importante papel no abastecimento público e privado, suprindo as mais variadas necessidades de água em diversas cidades e comunidades, bem como em sistemas autônomos residenciais, indústrias, serviços, irrigação agrícola e lazer (HIRATA et al., 2010). Porém a questão da qualidade da água subterrânea vem se tornando cada vez mais importante para o gerenciamento dos recursos hídricos do país (ZOBY e OLIVEIRA, 2005).
O município de Seropédica está inserido na região metropolitana do Rio de Janeiro, e possui “mais de 85% do território do município de Seropédica constitui-se de espaços livres de urbanização e de edificações (ALCANTARA e SCHUELER, 2015)”. Situada na Bacia Sedimentar de CenozóicaFlúvio-Marinha de Sepetiba, Seropédica tem uma camada superficial arenosa de pouca espessura, promovendo uma rápida absorção da água da chuva e com um

Relacionados