Ppcp

Páginas: 9 (2105 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CIMATEC – CENTRO INTEGRADO DE MANUFATURA E TECNOLOGIA
MBA EXECUTIVO EM LOGÍSTICA E GESTÃO DA PRODUÇÃO

CLEBER ARAUJO SOARES
DENISE SANTOS DA CONCEIÇÃO
Jose Domingos de jesus santos
JOSIANE SILVA CARVALHO
Marcus Santana







Grau de MultIfuncionalidade

SALVADOR
2012

CLEBER ARAUJO SOARES
DENISE SANTOS DA CONCEIÇÃO
Jose Domingos dejesus santos
JOSIANE SILVA CARVALHO
Marcus Santana

Grau de MultIfuncionalidade

Trabalho apresentado ao Programa de Pós-Graduação do Curso MBA Executivo em Logística e Gestão da Produção Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, como requisito avaliativo do componente curricular – Sistemas Produtivos.

Orientador: Docente Luiz Carlos Mendes Zoia

SALVADOR
2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO4
1 DEFINIÇÃO 5
2 MANEIRA DE CÁLCULO 6
3 Exemplo da Aplicação do Cálculo das Eficiências Produtivas 10
4 QUAL A PRINCIPAL CONTRIBUIÇÃO 12
5 COMO O GRAU DE MULTIFUNCIONALIDADE É ÚTIL 13
REFERÊNCIAS 14























INTRODUÇÃO

É um tema relevante a ser observado nas organizações para medir a eficiência dos sistemasprodutivos. O sistema Toyota foi um grande influenciador da produção enxuta e para ter uma produção enxuta é necessário analisar a eficiência tanto da mão de obra quanto das maquinas. Isso só é possível através de calculo de monitoramento da eficiência produtiva dos recursos, gestores podem até afirmar que possuem boa ou má eficiência na empresa, mas geralmente não medem para ter números precisos emelhorar.
O pós-guerra proporcionou a indústria japonesa novos paradigmas, colocando-os em um lugar de destaque, pois a produção enxuta era pouca utilizada, com a falta de recursos os japoneses tiveram que reavaliar suas estratégias de produção, principalmente a Toyota que foi uma das pioneiras, assim foram aplicando métodos para medir a eficiência como: Índice de rendimentos operacional dosequipamentos, coeficientes de multifuncionalidades e índice de eficiência da mão-de-obra. O grau de multifuncionalidade é calculado levando-se em consideração o número de processos que cada trabalhador domina com o número total de operações no processo e de trabalhadores. O grau de multifuncionalidade mede como as pessoas estão sendo utilizadas em um determinado “espaço da fábrica”. O valor correspondeao grau/coeficiente de multifuncionalidade das pessoas, deve ser idealmente superior à unidade. Na Toyota, o objetivo é alcançar 100%.










1 DEFINIÇÃO

Por funções entendem-se a utilização e capacidade de resposta de um território face às necessidades, procuras e objetivos da comunidade humana. A multifuncionalidade consiste na integração de várias funções, numadeterminada unidade espacial e/ou temporal, a uma escala estabelecida. Todas as paisagens são multifuncionais, mas o grau de multifuncionalidade pode ser muito variável, uma vez que nem todas as unidades espaciais têm capacidade ou vocação para assegurar todas as funções (Pinto-Correia et al., 2006). Por outro lado, as funções relacionadas com valores sociais e culturais não comercializáveis são, namaior parte das vezes, ignoradas ou não consideradas como fundamentais no processo de tomada de decisão e não são reconhecidas com funções vitais (Naveh, 2002). O conceito multifuncionalidade refere-se ao uso de uma determinada área para
diferentes finalidades, uma área que consegue concretizar a efectuação de diferentes funções. Tradicionalmente, essas diferentes funções tendem a desenvolver-se emzonas separadas, numa lógica de segregação de funções (Blust & van Olmen, 2002).
A multifuncionalidade mede o grau de automação das células de produção, este indicador visa medir o grau de produção dos operadores em um espaço delimitado nas fábricas (Célula de manufatura, Fábrica focalizada, etc.) para isso e possível aplicar a equação abaixo:

onde:
tpi,m = tempo de processamento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ppcp
  • ppcp
  • PPCP
  • PPCP
  • Ppcp
  • PPCP
  • Ppcp
  • PPCP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!