PPCP

Páginas: 8 (1853 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
INTRODUÇÃO

Neste relatório irei abordar os assuntos existentes na apostila da disciplina de Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) para uma melhor assimilação do conteúdo tendo a oportunidade de mostrar a minha visão sobre o que é o PPCP, sua finalidade, seus objetivos e quais os seus benefícios.






















SÍNTESE GERAL

Planejamento, Programa e Controle da Produção(PPCP) é uma atividade que está ligada ao processo produtivo de uma empresa, tendo como a finalidade avaliar e controlar tudo o que será feito, desde o que será produzido, os custos que envolvem esse processo, a quantidade dos produtos que serão fabricados, o tempo necessário para a execução da produção, os recursos que serão utilizados, a compra da matéria prima ou insumos e o desempenho dotrabalho produtivo.
Todos estes dados são devidamente analisados para uma melhor compreensão da empresa em relação a sua produtividade e passados para todos os setores visando assim a melhoria no processo de produção, aumento da qualidade, redução dos custos e a satisfação do cliente gerando o lucro para a mesma.
O PPCP em muitas empresas é apenas conhecido como o PCP (Planejamento e Controle daProdução) ressaltando o pensamento citado acima o objetivo principal é otimizar todos os meios de produção para gerar um resultado positivo para a empresa.
Podemos comparar o PPCP como o nosso coração pois ele é responsável por todas as ações dentro da empresa e o seu ritmo é o andamento da produção, ou seja, ele é quem dita as regras, e se for devidamente aplicado e seguido a empresa será claramentebeneficiada.
Embora os profissionais dessa área deem o máximo para obter melhorias dificilmente eles são reconhecidos como os responsáveis por isso ficando o mérito para os líderes e colaboradores.
Mas quando evidenciada uma falha por motivos como quebra de uma máquina, falhas em um lote ou falta de recursos necessários para a produção eles são os responsáveis por estas situações.
Para que o PPCPseja realmente aplicado ele faz utilização de algumas ferramentas como o just in time (JIT) que é um sistema de administração que procura eliminar estoques e agilizar a produção. Neste modelo de produção armazena se o mínimo de matéria prima, apenas em quantidade que permita manter o processo produtivo e o número de fornecedores também é reduzido para que o JIT funcione de forma eficiente.
OMaterial Requirement Planning (MRP) também é outra ferramenta adotada pelo o PPCP ele consiste em um planejamento das necessidades dos materiais de acordo com recursos a serem usados para a fabricação do produto. Este sistema é feito através do cálculo que determina o quanto e o que deve ser produzido dando a certeza do que deve ser obtido de acordo com tempo em que ele vai ser usado. Isto permite quenão haja falta e nem excesso no suprimento das necessidades de produção.
Atualmente o MRP II dá continuação a este planejamento, porém sua ampliação é mais ampla visualizando não apenas os recursos, mas como também a capacidade das máquinas.
O planejamento estratégico é uma parte da administração que se preocupa em pensar e fazer planos estrategicamente, para auxiliar a empresa a chegar aos seusobjetivos se tornando uma parte crucial do empreendedorismo.
Sua finalidade principal é usar os recursos disponíveis, de forma eficiente para a aumentar a produtividade de um indivíduo (colaborador) ou da empresa. O tempo para as empresas é um recurso primordial e valioso já que o mesmo possibilita que as ações sejam executadas de acordo com a definição de cada atividade ou seja o planejamentoestratégico também tem a finalidade de estabelecer não só planos, mas como também
adequa-lós ao tempo necessário de execução para que todos os procedimentos que foram decididos sejam feitos e não atrasem o processo produtivo da empresa. Outros tipos de planejamento também estão ligados ao planejamento estratégico como a gestão estratégica de risco que é responsável por analisar situações que possam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ppcp
  • ppcp
  • PPCP
  • PPCP
  • Ppcp
  • PPCP
  • Ppcp
  • PPCP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!