PPC VIVARA

913 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
ESCOLA DE ENGENHARIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO II
Prof. Celso Luchesi

TRABALHO - PARTE 1

GISELE FILOCOMO – 4092149-2
ALINE CRISTINA ALVES DE SOUZA – 4118633-8

São Paulo, 10 de outubro de 2014

1. PRODUTO ESCOLHIDO

O produto escolhido para estudo foi o acessório feminino: Pulseira da linha Life da joalheria Vivara.
Em 2011 a empresa lançou a linha Life by Vivara. Essa linha oferece pulseiras de prata ou de couro, com três opções de tamanhos e 250 berloques (pingentes) para customizar. O objetivo da coleção Life é customizar a pulseira com berloques que representem os desejos ou momentos importantes que o cliente viveu ou deseja viver. Através desta linha, a joalheria Vivara introduziu no mercado um novo conceito de joia colecionável, permitindo ao consumidor a posse de uma joia customizada e exclusiva.
Os dados coletados referem-se às vendas mensais totais de todos os produtos da linha, incluindo as correntes de prata e os pingentes entre os anos de 2012 a 2014.

Fonte: www.vivara.com.br
Figura 1: Exemplo de uma Pulseira da linha Life

2. FATORES DE MERCADO E SUAS INFLUÊNCIAS

A linha Life foi especialmente desenvolvida para o público jovem, que compreende a faixa etária entre 15 a 25 anos de idade. O comportamento do jovem frente ao consumo é bastante influenciado pelo aspecto social (status), econômico e cultural. Em vista disto, a empresa resolveu se posicionar como uma marca democrática e, através da linha Life, ampliar o acesso a joias com design mais elaborado a um público diversificado.
O aspecto econômico deste público é administrado pela forma em como satisfazer os desejos de consumo dentro da realidade que convivem. Independentes da classe a que pertencem, os jovens têm comportamentos muito parecidos quando se trata de consumo (REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISAS DE MARKETING, OPINIÃO E MÍDIA, 2009).

Relacionados