Resumo Roma

Páginas: 7 (1657 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
ROMA

Localização: Capital da Itália, fundada há quase três mil anos, segundo a lenda em 753 a.C. Ela conquistou a Península Itálica e muitas outras terras como quando Roma estava no auge do seu Império ela se estendia da Grã-Bretanha ao rio Eufrates, do Mar do Norte ao Egito.
Para poder ter acesso ao mundo romano antigo os arqueólogos fizeram uso de algumas fontes como: documentos escritos,objetos, pinturas, esculturas, edifícios, moedas, entre outros. Herdamos muitas obras, que chegaram até nós graças à transcrição feita por religiosos da Idade Média, desde comédias, tratados de filosofia, discursos, poesias e história, porém, as obras latinas se limitam a uma parcela pequena do original, pois, muitos dos livros antigos não nos alcançaram. Acontece que muitas obras foram perdidaspelo fato que a igreja considerava as impróprias e muitas então desapareceram no decorrer dos séculos. Livros, cartas e documentos burocráticos eram inscritos em materiais perecíveis, como o papiro e a madeira, mas, o que surpreendia que fosse comum o uso de inscrições nas paredes de até grandes edifícios públicos que hoje conhecemos por “grafite” e através dessas inscrições poderá ter acesso atodos os aspectos da vida Romana.
Os romanos tinham costume de construir grandes estradas que se estendia por toda a Itália, interligando todos os pontos de intuito para prevenir revoltas e permitia o deslocamento rápido de tropas.
O português foi herdado dos romanos.
Origem: Como de praxe, os romanos também eram interligados a mitos para poder dar sentido e ter respostas imediatas, como os mitosde origens o mais popular era a do Romulo e Remo. Eles consideravam importante ter relação com os Deuses, pois para os romanos legitimava o poder sobre outros povos e servia como exaltar suas qualidades. Não se sabe ao certo os detalhes de origem da civilização Romana, uma das hipóteses é que teria sido fundada na região do Latium por chefes etruscos.
República: Sua sociedade era dividida emPatrícios, Clientes e a Plebe. Os patrícios detinham todos os direitos políticos e só eles podiam ter cargos políticos e os clientes e a plebe não possuíam direitos, porém, depois de 2 séculos de entre plebeus insatisfeitos e patrícios poderosos é que os plebeus conseguiram obter direitos políticos. Com isso, foi elaborado um novo conjunto de normas que foi chamado de “A lei das Doze Tábuas” essas leischegaram até nós, mas possuindo apenas fragmentos e os plebeus conseguiram ainda a abolição da escravidão por dividas e os patrícios não poderiam mais prejudicar a plebe. A partir disso a plebe começa a prosperar, muitos enriqueceram.
Foi criado um sistema de magistraturas, para o poder não ficar apenas nas mãos de uma pessoa, então cada um ano assumia outras pessoas essas magistraturas.
Umacoisa muito importante para Roma foi à incorporação de pessoas a cidadania fazendo que fossem cada vez mais numerosos. Com a dominação de outros territórios, os Romanos traziam os conquistados para próximo dela, oferecendo aliança, recebiam direitos totais ou parciais de cidadania em Roma e os que não cediam eram subjugados, muitos eram vendidos como escravos e outros pagavam ao Estado impostos etributos.
111 a.C. o exercito Romano era constituído por todos os cidadãos. Desenvolveram técnicas militares expressiva, como seus acampamentos verdadeiras cidades protegidas por muralhas e eles eram capazes de construir muito rapidamente. Tinha também as tropas dos aliados que davam um apoio nas batalhas. Com o passar do tempo as guerras tornava-se cada vez mais difícil a participação doscamponeses na infantaria o que acabou levando ao general romano Mário, a recrutar soldados voluntários que receberiam salários. Só que os soldados passaram a ser mais leais aos generais do que ao estado. Os generais começaram a lutar entre si pelo poder, levando os romanos a inúmeras guerras civis. Generais foram ao comando de Roma, Caio Júlio César foi o primeiro mais logo foi morto por senadores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Creta, Grécia e Roma
  • Roma
  • Resumo de 'Construindo o Império: Roma'
  • resumo grécia e roma
  • Resumo Roma Antiga
  • Grécia e roma antiga- resumo
  • Mini resumos Roma
  • Resumo Roma Antiga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!