poucoDaHistóriaDoJoomla

682 palavras 3 páginas
Definição de Joomla e o seu objetivo

O que é CMS?


CMS é um acrônimo para Content Management System, que traduzido significa Sistema de Gerenciamento de
Conteúdo. Um CMS deve possuir funcionalidades básicas para a gestão de conteúdo em portais, sites, intranets, e outros meios de comunicação digital, permitindo a edição do conteúdo em tempo real.

Por que utilizar CMS?


Utilizar um CMS para estruturar, facilitar, organizar, distribuir e disponibilizar toda informação em um ambiente Web é algo fundamental para quem busca o seu espaço na Internet. Com ferramentas simples e através do próprio navegador, é possível gerenciar todo o conteúdo, desde a sua criação até a distribuição e o arquivamento. É fácil manter um site CMS?


A proposta da criação destes sistemas denominados
CMS foi exatamente facilitar a manutenção de sites. Um
CMS permite que uma empresa tenha total poder sobre o seu conteúdo, dispensando a manutenção de terceiros, o que pode gerar segurança e confiabilidade.

O que é Joomla!?


O Joomla é um grande exemplo de CMS, sob licença
GNU/GPL, completo, customizável e seguro. Ele possibilita contornar o problema de gerenciamento de conteúdo, tornando possível realizar a manutenção de um site de forma fácil e ágil por qualquer pessoa com habilidades básicas em processadores de texto, por exemplo, o Open Office ou MS Word.

Conte um pouco da história do Joomla!










Em 2002, uma empresa australiana chamada Miro criou o Mambo com a intenção de absorver a fatia corporativa de mercado ainda não explorada pelos CMS’s Open Source da época.
Até 2005 o Mambo foi um CMS premiado por revistas especializadas e muito utilizado, não só no meio corporativo, mas de um modo geral por quem desejava possuir um site com gestão completa de conteúdo. Houve uma divergência entre os desenvolvedores da versão Open Source.
Nasceu aí o projeto Joomla, em 1º de setembro de 2005.
Sim, o Joomla é um

Relacionados